Home » Sociedade » Escolas e universidade » Workshop de “Broadcasting de Grandes Eventos Desportivos”
Workshop de “Broadcasting de Grandes Eventos Desportivos”
Workshop de “Broadcasting de Grandes Eventos Desportivos”

Workshop de “Broadcasting de Grandes Eventos Desportivos”

A Restart – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias, em Lisboa, promove a 16 e 17 de Abril, um workshop de “Broadcasting de Grandes Eventos Desportivos”, iniciativa que conta com a participação de Laercio Roma, um dos três fundadores da ESPN Brasil.

Durante 16 horas, todos os interessados vão aprender a planear e organizar as transmissões em broadcasting de eventos desportivos de grande dimensão. As inscrições podem ser feitas através do e-mail info@restart.pt

“Broadcasting de Grandes Eventos Desportivos” aborda a questão do planeamento estratégico da cobertura jornalística, operacional e técnica e explicar o impacto turístico dos eventos desportivos nos países organizadores.

A adaptação da grelha de programação dos meios televisivos e radiofónicos aos conteúdos dos eventos e os direitos económicos de aquisição são outros temas explorados na formação.

Laercio Roma: um especialista com experiência internacional

O “professor” convidado para a formação da Restart é Laercio Roma, profissional na área dos media há mais de 32 anos e que trabalhou em muitos países de África, Europa, Ásia, América do Sul e Norte e Oceânia. Foi um dos três fundadores do canal desportivo ESPN Brasil, empresa do grupo Walt Disney, e esteve ainda encarregue de elaborar o planeamento, desenvolvimento e implementação do primeiro sistema de pay-per-view no Brasil para a DirectTv.

Laercio Roma esteve envolvido em grandes eventos desportivos e políticos, como as campanhas presidenciais no Brasil e nos Estados Unidos em 1985, o Campeonato Africano das Nações em 1992 (Senegal) e 2010 (Angola) e os Jogos Olímpicos de 1984 (Los Angeles), 1988 (Seul), 1992 (Barcelona), 1996 (Atlanta), 2000 (Sydney), 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim). Acompanhou, também, durante dez anos, o Grand Slam de ténis (Wimbledon, Roland Garros, US Open ou Austrália Open).

O brasileiro foi ainda responsável pela reestruturação e desenvolvimento do Departamento de Desporto da TV Cultura em São Paulo e trabalhou em empresas como Google, Youtube, TV Globo ou Channel 7, na Austrália. Atuou como consultor internacional em processos de reestruturação e internacionalização de empresas como o Grupo Havas, o sexto maior grupo de media do mundo e da Gisp, empresa portuguesa de software de gestão para as áreas de produção, engenharia e operação em broadcast.

A Restart  – Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias é uma escola de formação profissional situada em Lisboa. O instituto foi criado, em 2003, como resposta à necessidade de instrução profissional de qualidade, no momento em que o ensino superior nacional não fazia um acompanhamento pedagógico totalmente direcinado para a integração no mercado de trabalho. Com uma aposta na formação profissionalizante e forte componente prática, a Restart é acreditada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) e pela APCER (Associação Portuguesa de Certificação) pela norma ISO 9001:2008. A Restart oferece, atualmente, mais de 30 cursos, nas áreas de cinema, TV e vídeo, imagem, eventos, música e som, new media e comunicação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.