Home | Cultura | Museus | Workshop de Etegami no Museu do Oriente
Workshop de Etegami no Museu do Oriente

Workshop de Etegami no Museu do Oriente

O Etegami ou ‘arte do postal japonês’, vai estar em destaque no Museu do Oriente, num workshop que se realiza no dia 18 de Dezembro. A tempo de surpreender familiares e amigos este Natal, aprenda a criar postais com uma estética singular e lúdica, que combinam uma palavra e uma imagem.

Resultado da combinação das palavras ‘e’ (imagem) + ‘tegami’ (carta ou postal), a arte de etegami foi desenvolvida nos anos 60 por Kunio Koike, um artista de caligrafia que se quis afastar das rígidas tradições japonesas de criação, tais como a imitação fiel dos mestres, e assim, decidiu criar uma arte para a qual não é necessário nenhum talento em particular, ou mesmo anos e anos de prática para atingir a forma ideal.

Etegami é uma expressão artística mais espontânea, honesta, pessoal ou mesmo criativa. Não serve para mostrarmos as nossas competências ao nível do desenho, mas sim, a apreciação prazerosa do processo de criação. As imagens criadas são simples e utilizam-se materiais e métodos japoneses antigos que conjugam uma imagem e uma frase.

O workshop destina-se a qualquer pessoa que queira iniciar-se nesta arte, mas que achava que seria necessário ter um talento especial para tal. O toque final destes postais é a criação de um carimbo próprio e pessoal, como uma imagem de marca, feita através de borrachas para que, no final, cada participante possa enviar, por correio, o seu postal.

Workshop Etegami

18 Dezembro
Horário: 10.00-13.00
Participantes: máx. 10

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.