Home » Agenda » WorkShops » Workshop de Mandarim no Museu do Oriente
Workshop de Mandarim no Museu do Oriente

Workshop de Mandarim no Museu do Oriente

O Museu do Oriente anuncia novos desafios para 2022. O ano inicia-se com um Workshop de Mandarim, que se realiza aos sábados durante o mês de Janeiro, e uma oficina de Caligrafia Japonesa, no dia 11.

Dividido em quatro sessões – aos sábados, nos dias 8, 15, 22 e 29 de Janeiro, entre as 10.00 e as 13.00 -, o Workshop de Mandarim dá a conhecer os princípios básicos deste idioma para negócios e lazer. O objetivo é que os participantes adquiram vocabulário e recursos gramaticais fundamentais para conseguirem compor frases elementares de comunicação em situações regulares do dia-a-dia.

No dia 11 de Janeiro, terça-feira, o Museu do Oriente dá a conhecer, na oficina de Caligrafia Japonesa Kakizome-Taikai, um costume japonês para assinalar o novo ano.

Kakizome é a primeira caligrafia do ano. No segundo dia de Janeiro, os que observam a tradição usam pincel e tinta para escrever algo auspicioso: uma resolução de ano novo ou um verso de poesia evocativo da data.

A palavra kakizome é escrita com os caracteres “escrever” e “primeiro” e, no Japão, é comum as escolas organizarem um evento especial de caligrafia no início de Janeiro, intitulado kakizome taikai. Assim, organizados por ano ou classe, e um a seguir ao outro, os alunos juntam-se nos ginásios das escolas, dispõem os seus materiais no chão – todos na mesma direcção – e utilizam um pincel espesso, especial para a ocasião. Esta oficina procura recriar o espírito do kakizome, convidando os participantes a saudar o novo ano com um exercício de caligrafia em torno de uma mensagem auspiciosa.

Workshop de Mandarim

Com Gao Hengyu

Formato presencial
8, 15, 22 e 29 Janeiro – Sábados
Horário: 10.00-13.00
Participantes: mín. 10, máx. 20
Preço: 60 €

Caligrafia Japonesa Kakizome-Taikai

Com Yuko Kase

Formato presencial
11 Janeiro, terça-feira
Horário: 14.00-16.30
Participantes: máx. 16
Preço: 35€

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.