Home » Cultura » Museus » Workshops de Sashiko e Temari no Museu do Oriente
Workshops de Sashiko e Temari no Museu do Oriente

Workshops de Sashiko e Temari no Museu do Oriente

Tecidos, fios, linhas e os mais variados têxteis, quando trabalhados segundo determinadas técnicas, podem dar origem a verdadeiras obras de arte. É para partilhar as artes tradicionais japonesas do Sashiko e do Temari que o Museu do Oriente organiza duas oficinas nos dias 24 de Novembro e 11 de Dezembro.

Para vencer o frio dos invernos, os antigos tecelões japoneses cosiam tecidos previamente sobrepostos. Mas os tempos mudaram e, rapidamente, aquilo que era uma necessidade deu origem a um gosto estético. É esta técnica de bordado, denominada sashiko, que o Museu do Oriente propõe ensinar durante uma oficina prática no dia 24 de Novembro.

Os múltiplos “moyozashi”, ou seja, padrões para sashiko, encontram inspiração em todo o lado. Para além de conhecer as origens do sashiko, os participantes têm a oportunidade de aprender a renovar as suas roupas recorrendo a esta técnica de bordado tradicional com ponto simples.

No dia 11 de Dezembro, é a arte do temari que assume protagonismo numa oficina que ensina a criar as tradicionais bolas de mão japonesas. Com uma história ancestral, as temari começaram por ser confeccionadas com um propósito muito especial: brincadeiras de crianças. Mas, ao longo dos tempos, assumiram outros fins e significados e, hoje, são uma oferta de considerável importância no Japão, prova de grande amizade ou de amor maternal. Neste workshop, dada a proximidade da quadra, desafia-se à criação de um original ornamento de Natal.

Workshop Alinhavos para Bordar – Sashiko Simples
24 de Novembro
Horário: 10.00-12.00
Público-alvo: M/16 anos
Participantes: máx. 12
Preço: 25 €

Workshop Temari – De Brinquedo a Ornamento!
11 de Dezembro
Horário: 10.00-13.00
Participantes: mín. 5, máx. 10
Preço: 45 € (todos os materiais incluídos)

Mais informações em foriente.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.