Home » Cultura » Geral » Workshops Origami, bojagui e orquídeas no Museu do Oriente!
Workshops Origami, bojagui e orquídeas no Museu do Oriente!
Workshops Origami, bojagui e orquídeas no Museu do Oriente!

Workshops Origami, bojagui e orquídeas no Museu do Oriente!

Até ao final do mês, o Museu do Oriente organiza diversos workshops que dão a conhecer técnicas orientais como a do origami arquitectónico e a do bojagui – patchwork tradicional da Coreia – bem como a tradição das orquídeas no Oriente.

A 23 de Janeiro, a oficina “Origami Arquitectónico – figuras geométricas” é dedicada ao trabalho do mestre japonês Masahiro Chatani e à criação de estruturas com base em figuras geométricas, aplicadas a cartões com abertura a 180º. O objectivo é que os participantes aprendam a cortar o papel num determinado padrão de ripas ou secções que são dobradas para, mais tarde, serem levantadas numa espécie de pop-up que faz a passagem à terceira dimensão. Entre outros, serão dobrados modelos como a ‘casa de chá’ e a ‘casa de neve’, de Masahiro Chatani.

No dia 29, dá-se a conhecer a história do bojagui, o patchwork tradicional da Coreia que, empregando diferentes tecidos e técnicas, possuía múltiplas utilizações quotidianas, como guardar, transportar, cobrir e decorar. Nesta sessão vamos fazer uma base para copos, utilizando gapsa, seda artificial coreana, em duas cores.

No sábado, 30 de Janeiro, “O maravilhoso mundo das orquídeas” é revelado por José M. M. Santos, presidente do Clube dos Orquidófilos de Portugal, numa sessão teórica-prática que, partindo de uma contextualização científica e histórica, explora as características botânicas, habitats mas também a simbologia das orquídeas, sobretudo na Ásia. Numa vertente mais prática, são abordadas técnicas e segredos de cultivo, manutenção da planta e outros cuidados a ter com as orquídeas em casa. Cada participante leva para casa um exemplar, para pôr em prática os ensinamentos da sessão.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.