Home » Saúde » X Consenso Nacional de Cancro da Mama
X Consenso Nacional de Cancro da Mama

X Consenso Nacional de Cancro da Mama

O X Consenso Nacional de Cancro da Mama, promovido pela Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), acolhe em simultâneo, a Reunião de Unidades de Mama, no dia 21 de maio, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

“Pretendemos agregar profissionais de diversas áreas e debater as questões mais controversas ou para as quais existe necessidade de adaptar as recomendações internacionais à realidade nacional, de forma a uniformizar os procedimentos e criar regras comuns na prática clínica”, refere o presidente da SPS, José Carlos Marques.

Para o desenvolvimento do X Consenso Nacional de Cancro da Mama foram criados oito grupos de trabalho multidisciplinares dedicados a diferentes áreas, que contam com especialistas de norte a sul do país. Durante a manhã, serão abordados os seguintes temas: as recomendações de rastreio e diagnóstico precoce, o relatório anatomopatológico estruturado, as recomendações de abordagem da axila cN1 após neo-adjuvância e o tratamento da doença oligometastática. No período da tarde, estarão em foco o tratamento do cancro da mama metastático luminais, o tratamento do cancro da mama metastático triplo negativo e HER2+, as recomendações de diagnóstico, tratamento e seguimento da mulher idosa, e a inteligência artificial (IA) aplicada à Senologia.

José Carlos Marques destaca que esta será a primeira vez que o Consenso Nacional de Cancro da Mama apresenta um grupo dedicado à IA, adiantando que este “procura trazer o conhecimento em IA para a Senologia, não apenas nas áreas de diagnóstico, mas também no tratamento e seguimento das doentes com cancro de mama”.

O programa científico tem como objetivo gerar um documento de consenso, com o contributo dos participantes reunidos presencialmente.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.