Home » Cultura » Música » Xabier Díaz e as Adufeiras de Salitre no Coliseu
Xabier Díaz e as Adufeiras de Salitre no Coliseu

Xabier Díaz e as Adufeiras de Salitre no Coliseu

O Novo Ático do Coliseu do Porto é palco a 4 de junho do concerto de Xabier Díaz, um dos maiores nomes da música tradicional galega, acompanhado pelas Adufeiras de Salitre, com quem gravou o seu mais recente disco “As Catedrais Silenciadas”.

O artista da Corunha (Espanha) um dos maiores nomes da música tradicional galega, apresenta ao vivo temas do seu repertório, mas em especial do seu último disco “As Catedrais Silenciadas”. Este disco é o culminar de um processo que começou em 2015 e em que o elemento diferencial na sua sonoridade pelo conjunto de mulheres vocalistas e percussionistas que se juntarem ao artista.

Nestes últimos sete anos, dificilmente haverá aldeias na Galiza que não tenham sido visitadas pelo músico. As composições de Xabier Díaz, em muitos casos, partem de um trabalho de pesquisa, ouvindo as canções das mulheres do campo e, por outro lado, dando-lhes o seu toque particular. Na música do artista são detetas as influências de outras latitudes e novas letras que trazem frescura típica do noroeste espanhol.

Os bilhetes para o espetáculo do Porto já estão à venda e podem ser comprados nos locais habituais e através da Ticketline.

A 26 de setembro de 2023 o artista retorna a Portugal para um concerto no Teatro da Trindade Inatel em Lisboa.

Xabier Díaz: mais de 3 décadas de música

Quase 40 anos se passaram desde que Xabier Díaz (Corunha, 1969) tocou gaita de foles no início dos anos de 1980 até ao mais recente “As Catedrais Silenciadas”. A curiosidade facilitou a chegada de sucessivas experiências, sempre com a música popular no horizonte: Xacarandaina, Rumbadeira, os primeiros trabalhos de campo, uma incessante atividade docente, associações, concursos e mais concursos… hoje é um dos nomes mais conhecidos da música tradicional galega. Integrou o famoso ensemble Berrogüetto entre 2008 e 2014. Ao mesmo tempo, participou com Guadi Galego, Xosé Lois Romero e Guillerme Fernández no projeto aCadaCanto, com o qual editaram dois álbuns.

Recebeu inúmeros prémios pelo seu trabalho, como o prémio Música Independente para o melhor álbum galego em 2016, os prémios Martín Códax na secção de música tradicional 2016 ou o Prémio Cultura Galega Rebulir 2021 na categoria Música. “As Catedrais Silenciadas” é o seu terceiro álbum com as Adufeiras de Salitre, depois de “O Pandeiro” e “Noró”. Os três álbuns tiveram grande reconhecimento da crítica especializada e do público, com destaque para o sucesso de vendas e repercussão na World Music. O último disco esteve no Top Ten do WMCE por três meses e ganhou o Prêmio Martín Codax na categoria Música Tradicional em 2020.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.