Home » Agenda » Espetáculos » Xabier Díaz e as Adufeiras de Salitre no Trindade
Xabier Díaz e as Adufeiras de Salitre no Trindade

Xabier Díaz e as Adufeiras de Salitre no Trindade

Xabier Díaz, um dos maiores nomes da música tradicional galega, volta a Portugal para um concerto único em Lisboa, na companhia das Adufeiras de Salitre, com quem gravou o seu mais recente disco “As Catedrais Silenciadas”.

O artista da Corunha (Espanha) atua a 26 de setembro, numa das mais emblemáticas salas da cidade de Lisboa, o Teatro da Trindade INATEL no âmbito do Ciclo Mundos INATEL.

Neste espetáculo Xabier Díaz apresenta ao vivo muito do seu repertório, mas em especial o seu último disco “As Catedrais Silenciadas” que concluiu uma trilogia que lhe é bastante pessoal. Este disco é o culminar de um processo que começou em 2015 e em que o elemento diferencial na sua sonoridade é o conjunto de mulheres vocalistas e percussionistas juntarem-se ao artista.

Nestes últimos sete anos, dificilmente haverá aldeias na Galiza que não tenham sido visitadas pelo músico. As composições, de Xabier Díaz, em muitos casos, partem de um trabalho de pesquisa, ouvindo as canções das mulheres do campo e, por outro lado, dando-lhes o seu toque particular. Na música do artista são detetas as influências de outras latitudes e novas letras que trazem frescor a uma matéria-prima típica do noroeste espanhol.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.