Home » Municipios » XI Festival Medieval no centro histórico de Elvas
XI Festival Medieval no centro histórico de Elvas
XI Festival Medieval no centro histórico de Elvas

XI Festival Medieval no centro histórico de Elvas

O centro histórico de Elvas vai recuar no tempo durante o XI Festival Medieval, com arruadas, torneios de armas a cavalo, workshops de ofícios e gastronomia típica da época, de  29 de junho a 2 de julho.

A viagem no tempo à Idade Média vai ser feita na companhia de trovadores, artesãos, mercadores e artifíces que, durante quatro dias, vão povoar o interior das muralhas cidade Património Mundial e preencher o imaginário da época.

Um dos atrativos principais são os torneios de arma a cavalo, na liça montada no Meio Baluarte do Príncipe, junto ao Castelo, com os cavaleiros a praticarem antigos treinamentos, lançando lanças e atacando o estafermo. Depois seguem-se os combates com lanças e espadas.

O torneio de dia 1 de julho será em homenagem a D. João I, mais conhecido como o Mestre de Avis, Rei de Portugal e dos Algarves de 1385 até 1433, com a participação da Brigada Territorial 3, da GNR de Évora.

A visita fica completa com a visita às tasquinhas, aos vendedores de artesanato e à mouraria. A Praça da República será o centro das atenções, preenchida pelas tradicionais tabernas medievais e pelo mercado, onde a gastronomia medieval e os artefactos medievais proporcionam a vivência de costumes da época. No total são 37 expositores, aos quais se juntam mais 16 expositores árabes e marroquinos, recriando o ambiente de souk na Rua da Cadeia.

O festival inicia todos os dias com arruadas e cortejos, nos quais participação mais de 100 figurantes, que serão os responsáveis pela recriação do ambiente mágico e misterioso da Idade Média. O programa integra ainda momentos de dança, música e teatro, destacando-se os espetáculos circences, de “bruxedos e esconjuros” e, no sábado à noite, o espetáculo de fogo Sommium, junto à Igreja da Sé.

A animação será permanente com bobos, trampolineiros, saltibancos, trapezistas, jogos e passeios de camelo.

A não perder a oportunidade de realizar workshops de ofícios e aprender a dominar algumas das técnicas artesanais que perduraram até hoje.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.