Home » Cultura » Cinema » XXII edição Caminhos Film Festival em Coimbra e Leiria
XXII edição Caminhos Film Festival em Coimbra e Leiria
XXII edição Caminhos Film Festival em Coimbra e Leiria

XXII edição Caminhos Film Festival em Coimbra e Leiria

O Caminhos Film Festival, arranca este sábado (19), com a sessão de abertura e apresentação marcada para as 21h45, no convento de Santa Clara-a-Nova, em Coimbra, um espaço com vista privilegiada sobre a cidad de Coimbra, que vai acolher a estreia da curta-metragem, “Banho de Paragem”, produzida no curso de cinema ‘Cinemalogia’, com realização coordenada por Nuno Rocha.

A XXII edição decorre até ao dia 26 de Novembro nas cidades de Coimbra e Leiria, no Teatro Académico de Gil Vicente, Teatro Miguel Franco e Teatro José Lúcio Silva respectivamente e incluem sete secções distintas: a Seleção Caminhos, a Seleção Ensaios, os Caminhos Mundiais dedicados ao Cinema Catalão, os Caminhos Juniores e Seniores e por fim, as Reposições.

Dos 417 filmes inscritos foram selecionados 135 filmes e 13 foram convidados. O cinema português está obviamente em maioria, representado com 78 filmes, no entanto o festival conta com a participação de 32 países, sendo a Catalunha a segunda nação mais representada com 9 filmes convidados seguindo-se de outros países com representações significativas, como a Alemanha (7), EUA (7), Brasil (5), França (4), Irão e Singapura com 3.

Só a selecção principal do festival, a Caminhos, contempla 50 filmes em competição distribuídos por 16 sessões num total de 33h de bom cinema.

A Selecção Caminhos, representa as principais obras produzidas no último ano em Portugal e contempla os principais prémios do festival, onde se destacam as obras em estreia nacional, Zeus de Paulo Filipe Monteiro e Eldorado de Rui Eduardo Abreu, Thierry Besseling e Loïc Tanson, bem como as consagradas Cartas de Guerra de Ivo M. Ferreira, Ascenção de Pedro Peralta, Balada de um Batráquio de Leonor Teles, A um Mar de Distância de Pedro Magano, entre muitas outras obras representativas do bom cinema que se faz em Portugal.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.