Home » Saúde » 12º Congresso Português do AVC em Fevereiro no Porto
12º Congresso Português do AVC em Fevereiro no Porto

12º Congresso Português do AVC em Fevereiro no Porto

O 12º Congresso Português do AVC, o fórum nacional da doença vascular cerebral que se realiza a 1, 2 e 3 de fevereiro, no Hotel Sheraton Porto, assenta em três pilares importantes, a prevenção, a terapêutica da fase aguda e a reabilitação.

Fazem parte do programa de três dias, onde também haverá espaço para um Curso de AVC e uma sessão de informação aberta ao público, avanços científicos na área do AVC, sessões e conferências com palestrantes nacionais e internacionais de referência, apresentação de trabalhos nacionais e discussão de temas controversos.

O presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) e do Congresso, Prof. José Castro Lopes, destaca os três pilares que pretendem reforçar todo o trabalho feito, ano após ano. Em primeiro lugar, a prevenção: “Temos empenhado esforços na luta pela prevenção do AVC e, apesar disso, continuamos a ter aquilo que não queremos: doentes”. Depois, a terapêutica de fase aguda, que é “um dos aspetos mais abordados no programa do Congresso, sempre do ponto de vista dos mais diversos avanços terapêuticos”. Finalmente, e “porque apesar do tratamento há doentes que ficam com sequelas”, será também abordada a fase da reabilitação. “Esta é uma área em relação à qual todos se têm mostrado muito interessados em saber mais, já que existem ainda muitos aspetos a corrigir e a melhorar”.

Na sessão de abertura oficial do Congresso tem lugar a intervenção do Dr. José Miguel Júdice, que aborda o tema “Porque é que o AVC fica sempre nos bastidores?”.

Durante estes três dias serão discutidos temas como:

· O risco vascular em Portugal

· O envelhecimento em Portugal

· A implementação da telemedicina no sistema de cuidados do AVC

· O tratamento de reperfusão do AVC isquémico agudo

· O AVC e a doença sistémica

· O prognóstico de AVC

· A reabilitação

· AVC hemorrágico

· A polimedicação

· A Medicina de Precisão. O doente e não a doença.

Na sessão de encerramento do Congresso serão entregues os prémios aos melhores trabalhos e comunicações, bem como anunciado o vencedor da Bolsa de Investigação em Doença Vascular Cerebral, anualmente promovida pela SPAVC.

Programa: static.lvengine.net/spavc

Inscrições: static.lvengine.net/spavc/12ºAVC/1Inscricoes.pdf

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.