Site icon Ipressjournal

Ajuda em Ação apoia famílias carenciadas em Camarate

Ajuda em Ação apoia famílias carenciadas em Camarate

Ajuda em Ação apoia famílias carenciadas em Camarate

A Organização Não Governamental (ONG), “Ajuda em Ação” está a apoiar 32 famílias em Camarate, no concelho de Loures, que estão com dificuldades para garantir a sua alimentação diária.

Esta ONG que atua habitualmente em áreas de maior debilidade social, está a utilizar a Escola E.B. 2,3 Mário de Sá Carneiro, em Camarate, que se encontra encerrada devido à situação pandemica COVID-19, para apoiar as famílias que estão com dificuldades naquele concelho.

Numa resposta de emergência aos efeitos económicos da COVID-19, a ajuda desta ONG chega na forma de cartões que são entregues às famílias apoiadas, para que elas próprias façam a aquisição de bens alimentares e de higiene.

Estes cartões de apoio social tem um valor mensal de 100 euros, para ser gasto num supermercado local. Esta é a primeira fase da resposta de emergência, que deverá decorrer ao longo dos próximos três meses.

Para assegurar o sucesso desta ação de apoio a famílias em situação mais vulnerável, a “Ajuda em Ação” lançou uma campanha de crowdfunding, que conta com o apoio de todos os que estiverem interessados em ajudar, fazendo um donativo, mesmo que singelo, que assegure a a continuação do trabalho desta ONG. “Queremos fazer mais e para isso precisamos da ajuda de todos”, refere Mário Rui, diretor de programas da “Ajuda em Ação” em Portugal.

Segundo a ONG, a decisão de distribuir cartões de apoio alimentar, teve a ver com a necessidade de conferir responsabilidade às famílias, mas sobretudo dignidade: serão elas próprias a gerir o dinheiro, de acordo com as suas necessidades.

Mas a resposta de emergência não termina com a entrega dos cartões, estendendo-se ao acompanhamento de todo o processo e ao apoio psicossocial das famílias, ações que contam com a cooperação das entidades envolvidas, incansáveis nesta ajuda.

Perante esta nova realidade, mudou também o apoio que a ONG presta às populações mais vulneráveis na freguesia do concelho de Loures, em conjunto com vários parceiros locais. Se antes da pandemia a Ajuda em Ação estava concentrada no desenvolvimento de um plano educativo para crianças e jovens e de empreendedorismo para as mulheres de Camarate, os pedidos de ajuda das famílias em termos de aquisição de bens essenciais fizeram-se ouvir mais alto e foi preciso agir para garantir algo essencial: a alimentação das famílias que já sofrem na pele as consequências económicas da pandemia.

Sobre a “Ajuda em Ação”:

A Ajuda em Ação é uma Organização Não Governamental (ONG) internacional de origem espanhola, com presença em Portugal. Foi fundada em 1981 e atua em áreas como a pobreza, a desigualdade, a vulnerabilidade, a exclusão social e as alterações climáticas, com o objetivo de potenciar a dignidade e solidariedade para a construção de um mundo mais justo. Atualmente juntou à sua missão a luta contra a disseminação do novo coronavírus e a pobreza, um dos seus efeitos colaterais. Aqui contamos-lhe tudo acerca da situação, desafios e respostas dadas nos países onde está a ONG, de forma a ajudar quem mais precisa.

Partilhe:
Exit mobile version