Home » Atualidade » Europa » Cientistas detidos por protesto na BMW em Munique

Cientistas detidos por protesto na BMW em Munique

Após um protesto no salão de exposições de automóveis de luxo da sede da BMW em Munique, 15 membros da Scientist Rebellion foram detidos e encontram-se em prisão preventiva. Treze deles serão detidos até sexta-feira, 4 de Novembro, enquanto um deles permanecerá detidos até terça-feira, 1 de Novembro e outro até quarta-feira, 2 de Novembro. Outro cientista, que se encontra detido desde 28 de Outubro, após participar num bloqueio de estrada com a Scientist Rebellion, permanecerá na prisão até 1 de Novembro.

Entre os detidos encontram-se 13 cientistas: matemáticos, físicos, cientistas ambientais, cientistas informáticos, especialistas em biotecnologia e engenheiros em proteção ambiental e telecomunicações. Os cientistas têm vindo a participar em acções para exigir medidas básicas, imediatas e eficazes para reduzir as emissões de dióxido de carbono do sector dos transportes e proteger comunidades e vidas contra os efeitos atuais e futuros da crise climática:

Como cientista do ciclo da água, estou aqui hoje porque os nossos Estados estão a falhar-nos, apesar de termos em mãos um consenso documentado: Esta é uma emergência ambiental, precisamos de uma mudança imediata” explica Sylvain Kuppel, cientista de investigação terrestre e ambiental e membro da Scientist Rebellion.

Os cientistas detidos serão provavelmente transferidos para a prisão de Stadelheim ou outras instalações na segunda-feira, 31 de Outubro, dependendo da disponibilidade de celas de custódia policial.

Em Lisboa, terá lugar uma manifestação de solidariedade para com os cientistas e membros da Scientist Rebellion presos na Alemanha, no dia 2 de Novembro, em frente à Embaixada da Alemanha (Campo dos Mártires da Pátria) a partir das 15h30 horas. A manifestação será aberta a toda a comunidade.

Porque é que os cientistas estão a arriscar a prisão

Nas palavras de Nathaniel Rugh, cientista ambiental e membro da Scientist Rebellion:

“O primeiro nível de aquecimento perigoso acordado internacionalmente está perdido. Não existe um caminho plausível para nos mantermos abaixo de 1.5°C. Sabemos isto porque nós próprios somos cientistas. Continuar a dizer publicamente que 1.5°C ainda está vivo já não é defensível. No entanto, os políticos, vários académicos, e os movimentos ambientalistas continuam a fingir que é plausível. Em resposta, indústrias e decisores políticos poluidores são inadvertidamente encorajados a resistir à rápida descarbonização”.

Como parte da coligação Unite Against Climate Failure, a Scientist Rebellion exige ao governo alemão que tome medidas imediatas para reduzir as emissões de carbono, salientando que a descarbonização do sector dos transportes é crucial. Pede também um limite de velocidade de 100 km/h nas auto-estradas e a reimplementação do passe mensal de 9 euros nos transportes públicos, que são medidas imediatas, eficazes e populares que protegem comunidades e vidas.

A Scientist Rebellion e Unite Against Climate Failure estão também a exigir que o governo alemão peça ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional que cancelem a dívida financeira do Sul Global. Esta medida é urgentemente necessária para facilitar uma transição sustentável, e para evitar mais devastação e caos climático.

Para além da Scientist Rebellion, os parceiros da campanha de resistência civil Unite Against Climate Failure incluem Letzte Generation (Última Geração), Debt for Climate, Extinction Rebellion Berlin, End Fossil Occupy, e Jetzt oder Nie – Eltern gegen die Fossilindustrie (Agora ou Nunca – Pais contra a Indústria Fóssil). A campanha tem vindo a conduzir ações de desobediência civil na Alemanha e em todo o mundo desde meados de Outubro de 2022.

Sobre a Scientist Rebellion

Somos um grupo de ação climática com mais de mil membros em 32 países. Os nossos membros são estudantes de ciências para professores de várias áreas científicas. Todos nós acreditamos que os cientistas devem tomar medidas diretas não violentas para ganhar credibilidade. Durante atos de resistência civil, identificamo-nos através do uso de bata de laboratório. O Climate Emergency Fund apoia o recrutamento, formação, desenvolvimento de capacidades e esforços educacionais da Scientist Rebellion.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.