Home » Sociedade » Escolas e universidade » Conferências sobre Inovação Pedagócica na Portucalense
Conferências sobre Inovação Pedagócica na Portucalense

Conferências sobre Inovação Pedagócica na Portucalense

A Universidade Portucalense (UPT) anunciou o lançamento de 3 grandes conferências sobre Inovação Pedagógica, que decorrerão em janeiro e fevereiro. Esta iniciativa insere-se nas atividades do recém-criado Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade Portucalense, que tem por missão promover a adoção de práticas pedagógicas inovadoras nos cursos de 1.º, 2.º e 3.º ciclo da UPT e reforçar a qualificação dos docentes no domínio das metodologias de ensino e aprendizagem ativas com mediação digital.

A primeira conferência é já no próximo dia 19 de janeiro, quarta-feira, pelas 15h00, e visa debater estratégias e práticas de ensino no contexto da transformação digital e inovação pedagógica no Ensino Superior. O reitor da UPT, Fernando Ramos, fará as honras da abertura da primeira sessão, intitulada “Transformação Digital do Ensino Superior”, onde serão partilhados os resultados de trabalhos e estudos desenvolvidos no domínio da inovação pedagógica, no contexto das instituições de ensino superior em Portugal. Esta conferência contará ainda com Sandra Soares, Pró-Reitora para a Inovação Pedagógica da Universidade de Aveiro e Gabriela Cabilhas, Presidente da Federação Académica do Porto.

Na segunda sessão, “Aprendizagem Ativa no Ensino Superior – desafios e oportunidades na prática docente” a 26 de janeiro, pelas 14h30, Diana Mesquita, professora auxiliar convidada da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Rui M. Lima, professor associado da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, apresentam os desafios e oportunidades associados à implementação de estratégias de aprendizagem ativa do ponto de vista da prática docente, trazendo a debate uma reflexão sobre o estado da arte e resultados da implementação destas abordagens no contexto do Ensino Superior.

“Boas Práticas de Inovação Pedagógica na UPT – visão dos docentes e dos estudantes” marca a sessão de encerramento, no dia 2 de fevereiro, pelas 14h30, e contará com o testemunho de um docente e de um estudante de cada um dos seguintes departamentos: Arquitetura e Multimédia Gallaecia (DAMG); Ciência e Tecnologia (DCT); Direito (DD); Economia e Gestão (DEG); e Psicologia e Educação (DPE); Turismo, Património e Cultura (DTPC). Nesta última conferência são apresentados exemplos concretos da utilização de metodologias ativas e de ferramentas digitais na melhoria do processo de ensino.

Todas as sessões do ciclo de conferências decorrem presencialmente no auditório 201 da UPT.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.