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Dia Mundial Atividade Física celebra-se a 06 de abril

Dia Mundial Atividade Física celebra-se a 06 de abril

O Dia Mundial da Atividade Física (AF), que se celebra a 6 de abril, visa promover a prática de AF junto da população, assim como, enaltecer os benefícios do exercício físico.

O sedentarismo (caracterizado pela falta de AF em pessoas de qualquer faixa et√°ria) √© um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo. A Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS) estima que a inatividade f√≠sica seja respons√°vel por mais de tr√™s milh√Ķes de √≥bitos por ano e, como tal, o seu combate √© imprescind√≠vel.

A AF tem benef√≠cios significativos para a sa√ļde, na preven√ß√£o e tratamento de um conjunto de doen√ßas cr√≥nicas, algumas das quais s√£o as principais causas de morte em Portugal.

Saliento algumas das vertentes em que a AF tem uma influência positiva:

Diminui a mortalidade por todas as causas.
Contribui para a prevenção e controlo de doenças não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, diabetes e vários tipos de cancro.
Reduz os sintomas de depress√£o e ansiedade.
Melhora as habilidades de pensamento, aprendizagem e julgamento; ajuda na prevenção do declínio cognitivo.
Contribui para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral.
Contribui para a qualidade do sono.
Garante o crescimento e desenvolvimento saud√°vel nos jovens.
Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco como o consumo de tabaco, ingest√£o em excesso de bebidas alco√≥licas e subst√Ęncias t√≥xicas, sendo, tamb√©m, um aliado de uma alimenta√ß√£o saud√°vel.
Atrasa o decl√≠nio da sa√ļde √≥ssea e da capacidade funcional.
Ajuda a prevenir quedas, em especial, nas pessoas idosas.

Globalmente, 1 em cada 4 adultos n√£o atinge os n√≠veis de AF recomendados pela OMS (semanalmente, pelo menos 150 a 300 minutos de AF aer√≥bica de moderada intensidade; ou pelo menos 75 a 150 minutos de AF aer√≥bica de vigorosa intensidade; ou uma combina√ß√£o de ambas ao longo da semana). Mundialmente, as mulheres s√£o menos ativas e as atividades s√£o reduzidas em idades mais avan√ßadas. Al√©m disso, popula√ß√Ķes socioeconomicamente mais desfavorecidas, com doen√ßas cr√≥nicas e/ou com defici√™ncia t√™m menos oportunidades de se manterem ativas.

Mas, há boas notícias: Cada Movimento Conta.

Dependendo do contexto de cada indivíduo, a AF pode-se fazer de forma mais ou menos formal: realizar tarefas domésticas, ir às compras, subir e descer escadas, é AF. Se pudermos fazer algo mais estruturado e sistematizado ótimo, mas realmente importante é fazer diariamente.

Neste contexto, deixo algumas dicas:

Evitar ficar mais de 30 minutos seguidos na posi√ß√£o sentado, reclinado ou deitado (quando acordado). Andar pela casa enquanto se fala ao telem√≥vel. Colocar o comando da televis√£o a uma dist√Ęncia que obrigue o levante para o utilizar.
Sempre que poss√≠vel, trabalhar ao computador/tablet alternando as posi√ß√Ķes de sentado e de p√©.
Realizar atividades l√ļdicas que permitam a express√£o f√≠sica (jogos tradicionais, dan√ßa…).
Ir a pé ou de bicicleta para o trabalho.

Por√©m, promover a melhoria da sa√ļde atrav√©s da AF, n√£o eŐĀ apenas uma responsabilidade individual. A sociedade eŐĀ respons√°vel por criar condi√ß√Ķes que facilitem a vida ativa. √Č necess√°rio criar sinergias entre diferentes setores e desenvolver um plano de a√ß√£o para altera√ß√Ķes do ambiente facilitadoras de estilos de vida ativos (infraestruturas para ciclismo e caminhadas; locais para desporto nos locais de trabalho, mais equidade de acesso a programas desportivos…).

No século XXI, promover a AF tem de ser visto como uma necessidade e não um luxo.

Patrícia Vasconcelos
N√ļcleo de Estudos de Preven√ß√£o e Risco Vascular da SPMI

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