As recentes alterações das regras para a conclusão do ensino secundário, estão a provocar uma inusitada procura de explicadores, para a preparação dos exames nacionais, com um significativo aumento, face à comparação com o ano letivo anterior.
De acordo com a análise divulgada pela ‘Fixando’, a plataforma de contratação de serviços, este aumento é maioritariamente motivado pela reintrodução da obrigatoriedade de realizar três exames para a conclusão do ensino secundário, com o de Português a ser obrigatório e os restantes de escolha livre. Segundo os dados, 84% dos pedidos de explicações para exames nacionais são de alunos do 12.º ano, com destaque para as disciplinas de Português (38%) e de Matemática (20%).
Nas explicações de Português, 68% dos pedidos vêm de alunos do 12.º ano, com a preparação para os exames a ser o motivo mais apontado para a contratação destas aulas de apoio.
“Este ano letivo, muitos estudantes mostram uma preocupação crescente com a necessidade de manter boas médias escolares, essenciais para o acesso ao ensino superior. Além disso, a ênfase na preparação para exames surge como uma estratégia para colmatar lacunas de aprendizagem acumuladas ao longo dos anos anteriores, em disciplinas críticas como Português e Matemática”, explica Alice Nunes, Diretora de Novos Negócios da Fixando.
Entre os alunos que procuram explicações para exames nacionais, mais de metade (53%) recorre a sessões mais de uma vez por semana. Um reflexo, segundo vários explicadores, do nível de empenho e preparação intensiva para alcançar as notas ambicionadas.
Quanto ao custo médio por aula de preparação para exames, subiu para 21€ este ano, em comparação com os 18€ registados em 2023.
O QUE DIZEM OS EXPLICADORES?
“Na disciplina de Português, os alunos procuram, essencialmente, melhorar a redação e a interpretação textual”, explica Cristina Dias, explicadora de Matemática. “Já na Matemática, noto que os alunos enfrentam desafios adicionais, como a necessidade de uma compreensão mais profunda dos conceitos, muito além da memorização mecânica.”
A explicadora destaca ainda que o aumento da procura está relacionado com as exigências crescentes do currículo e a pressão para um bom desempenho escolar. “O rigor necessário em disciplinas como Português e Matemática, combinado com a necessidade de médias elevadas para o acesso ao ensino superior, tem levado os alunos a procurar apoio externo para se sentirem mais confiantes e preparados.”
Em Matemática, 46% da procura por explicações recai sobre o ensino secundário. A necessidade de consolidar bases e desenvolver raciocínios avançados reflete-se no aumento do número de explicações frequentes, com 64% dos estudantes a optarem por mais de uma sessão semanal.
Para a Academia Eddi – Educação Digital, a obrigatoriedade de novos exames de conclusão é um dos fatores determinantes desta procura, sobretudo na área de Português, enquanto a Matemática, embora não obrigatória, continua a ser central na preparação de muitos alunos devido à sua relevância em cursos superiores.
A academia também sublinha que o défice de conhecimentos transmitidos nas escolas, agravado pela falta de professores, é um dos motivos que leva os encarregados de educação a recorrer cada vez mais a explicações.
Carolina Domingues, explicadora de várias disciplinas, alerta também para “um ensino muito mais padronizado e que dificilmente cobre todas as dificuldades dos alunos seja por falta de tempo para um programa extensivo ou por turmas com um grande número de alunos que impossibilita a articulação de um ensino geral e simultaneamente direcionado às dúvidas de cada um (o que as sessões de explicações podem oferecer)”.
Alguns dos explicadores contactados pela Fixando partilharam que o seu papel tem evoluído nos últimos anos. “Por vezes os explicadores deixaram de ser apenas um apoio complementar para se tornarem os responsáveis principais pela preparação dos alunos em muitas disciplinas essenciais”, refere Alice Nunes. “Com a pressão crescente para um bom desempenho e a necessidade de garantir o acesso ao ensino superior, as explicações para exames nacionais estão a afirmar-se como uma ferramenta indispensável no apoio aos estudantes.”