Home » Cultura » Cinema » Exposição de Morgan Quaintance na Solar em Vila do Conde
Exposição de Morgan Quaintance na Solar em Vila do Conde

Exposição de Morgan Quaintance na Solar em Vila do Conde

A exposição Efforts of Nature IV, de Morgan Quaintance, é inaugurada a 13 de julho na Solar – Galeria de Arte Cinemática, em Vila do Conde. Esta exposição apresentará um corpo de trabalhos inédito e site specific, que incita reflexões articuladas em torno da passagem do tempo, da mortalidade, da dissolução do corpo e da desintegração das calotas polares.

Morgan Quaintance é um artista e escritor sediado em Londres, cuja prática artística cruza o cinema experimental, o filme ensaístico, a autobiografia documental e o trabalho articulado de som.

Além dos seus textos criticamente incisivos serem integrados em publicações como Art Monthly e the Wire, as suas obras cinematográficas têm sido exibidas em diversos festivais, como o Festival Internacional de Cinema de Roterdão e o Open City Documentary Festival de Londres, bem como em importantes instituições incluindo o MoMa, em Nova Iorque, e o Konsthall C, em Estocolmo. Já no Curtas Vila do Conde, Quaintance é uma presença bem (re)conhecida, tendo por três vezes integrado a Competição Experimental do festival, vencendo-a em 2020 e 2021 com as obras South e Surviving You, Always, respetivamente.

De 12 a 21 de julho, o 32.º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema apresenta um programa completo dedicado a Morgan Quaintance, incluindo um conjunto de sessões que combinam uma retrospetiva parcial da sua obra cinematográfica com uma Carta Branca do artista, permeando e expandindo em sala os diálogos e influências que as suas escolhas estabelecem. O programa completa-se com uma visita guiada, incidente sobre a exposição, e uma masterclass, onde Quaintance refletirá sobre o peso da falência física do corpo no momento da criação artística, com base na sua própria experiência com a dor crónica.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.