Home » Cultura » Património » Independência de Portugal assinalada no Reino Unido
Comemoração dos tratados luso britânicos em Cambridge e Oxford

Independência de Portugal assinalada no Reino Unido

A iniciativa #Portugal_UK650, ‘Comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica’, assinalou o dia da Restauração da Independência de Portugal com um evento na Universidade de Cambridge e outro na Universidade de Oxford.

O próximo evento das Comemorações, um Workshop Online sobre os Tratados Medievais Luso-Britânicos, cumpre-se na próxima terça-feira, 7 de Dezembro, pelas 17h00.

O evento em Cambridge, com lotação esgotada, contou com um seminário sobre a Aliança Luso-Britânica e uma prova de vinhos, guiada por Dirceu Vianna Júnior, o único Master of Wine de língua portuguesa.

Na Universidade de Oxford assistiu-se às Vésperas Cantadas no Queen’s College, seguidas de um Porto de Honra. A Rainha Catarina de Bragança, filha de D. Joao IV (o grande protagonista da Restauração) e esposa do Rei Carlos II de Inglaterra, foi Patron deste College onde se encontra um belo vitral com a sua imagem.

O programa musical dirigido pelo maestro Owen Rees, especialista de renome mundial de música portuguesa, incluiu joias da época da Restauração da Independência, nomeadamente de compositores tais como Aires Fernandes, Manuel Rodrigues Coelho, Filipe de Magalhães e António de Carreira. O programa foi interpretado pelo Coro e organista do Queen’s College de Oxford. O Prof Doutor Thomas Earle, o primeiro Professor King John II de Estudos Portugueses em Oxford, leu a segunda leitura em português. O evento foi transmitido em direto no Youtube.

Já na próxima terça-feira, 7 de dezembro, pelas 17h00, cumpre-se o próximo evento de #Portugal_UK650. “Making an Alliance last in an Age of conflicts. Obligations and Deterrence in the Medival Anglo-Portuguese treaties” é o tema do Workshop Online sobre os Tratados Medievais Luso-Britânicos, que tem como oradora principal Jenny Benham FRHistS FHEA, Professora de Historia Medieval da Universidade de Cardiff e comentários de Russel Sandberg, Professor de Direito da Universidade de Cardiff.

O evento vai decorrer em inglês e é organizado por Portugal-UK 650 em parceria com o JusGov e a Escola de Direito da Universidade do Minho. As inscrições são abertas e podem ser registadas através do link https://bit.ly/1-WS-PT-UK-650 ou por email info@portugal-uk650.com.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.