Home » Gastro & Vinhos » Receitas » Receitas de Páscoa para Doentes Renais Crónicos
Receitas de Páscoa para Doentes Renais Crónicos

Receitas de Páscoa para Doentes Renais Crónicos

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) está a promover o livro “Receitas de Páscoa para Doentes Renais Crónicos”, que apresenta uma variedade de pratos cuidadosamente adaptados para responder aos cuidados alimentares dos doentes renais crónicos, sem comprometer o sabor ou a qualidade nutricional.

“A Páscoa é um momento de celebração, reunião familiar e partilha de refeições especiais. No entanto, para os doentes renais crónicos pode ser um desafio encontrar opções de pratos que sejam adequados às suas necessidades, mas também apetitosos! Por isso, esperamos que este livro sirva de inspiração para que os doentes possam desfrutar da Páscoa de uma forma nutritiva e saborosa, mas também que os ajude nas escolhas alimentares e na tomada de decisão de uma forma mais consciente, em todas as ocasiões”, explica Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL.

O livro apresenta receitas de entradas, pratos principais de peixe e carne, e sobremesas, típicas da Páscoa, de autoria de nutricionistas de clínicas privadas de diálise, associadas da ANADIAL.

A alimentação desempenha um papel fundamental na vida do doente renal crónico, sendo uma parte integrante do tratamento e da gestão da doença. Para esses doentes, cada escolha alimentar tem um impacto direto na sua saúde renal e no seu bem-estar geral. A alimentação do doente renal crónico deve respeitar quantidades e qualidades específicas, sendo que as principais preocupações dizem respeito às quantidades de energia, proteína, potássio, fósforo, sódio e água recomendadas.

Uma mudança fundamental na alimentação de doentes renais em hemodiálise passa pela limitação da ingestão de líquidos. A ingestão de proteínas, deve ser individualizada e ajustada em todas as fases da doença renal crónica, o que ajudará a preservar a função renal e a reduzir a quantidade de substâncias indesejáveis no sangue.

A doença renal crónica caracteriza-se pela deterioração lenta e irreversível da função dos rins. Como consequência da perda desta função, existe retenção no sangue de substâncias que normalmente seriam excretadas pelo rim, resultando na acumulação de produtos metabólicos tóxicos no sangue (azotemia ou uremia). Os doentes com diabetes, hipertensão arterial, obesidade e historial familiar de doença renal podem estar em risco de desenvolver esta doença.

O livro “Receitas de Páscoa para Doentes Renais Crónicos” será distribuído nas clínicas de diálise privadas, associadas da ANADIAL, e pode ser consultado em www.anadial.pt ou www.rim.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.