Home » Sociedade » Notícia* » A descoberta de um Caravaggio desconhecido protagoniza as estreias de setembro na Caixaforum+

A descoberta de um Caravaggio desconhecido protagoniza as estreias de setembro na Caixaforum+

A plataforma da Fundação ”la Caixa”, lançada em Portugal com o apoio do BPI, surpreende-nos com uma apaixonante história sobre o desaparecimento e o ressurgimento de um Caravaggio, além da estreia de 7 novos documentários do grande festival de cinema de Lisboa, o DocLisboa.

A CaixaForum+ estreia em setembro o emocionante thriller documental The Sleeper. O Caravaggio perdido, realizado por Álvaro Longoria, que conta a história extraordinária da descoberta de uma nova pintura de Caravaggio, pendurada durante anos na sala de uma casa até ser identificada e tornar-se na peça mais cobiçada por colecionadores e negociantes de arte.

A plataforma estreia ainda uma terceira seleção de documentários que participaram em diferentes edições do DocLisboa e dá as boas-vindas ao segundo ciclo comissariado pelo Festival Márgenes, Tecnosombras, que nos convida a explorar, neste mundo hiperconectado, o território entre o real e o virtual.

 

THE SLEEPER. O CARAVAGGIO PERDIDO

Estreia dia 21 de setembro

 

Descobrir um novo Caravaggio, o mestre maldito do Barroco, do qual apenas 70 obras foram preservadas, é um acontecimento que vai além do mundo da arte. The Sleeper. O Caravaggio perdido conta uma história extraordinária, a de um quadro de Caravaggio que passou anos na sala de uma casa cujos proprietários não tinham consciência do valor da obra e a da viagem posterior até se tornar uma das peças mais cobiçadas por colecionadores e negociantes de arte de todo o mundo. Intrigas, família, marchands, galerias, especialistas, museus, investidores… são os protagonistas desta aventura apaixonante.

 

Este documentário com ares de thriller, filmado em Madrid, Londres e Roma, entre outras cidades, chega à CaixaForum+ depois de passar por salas comerciais e pelo Festival de Málaga. Realizado por Álvaro Longoria, o documentário é produzido pela Morena Films, Mediacrest, Estrategia Audiovisual e Fandango Films, e conta com o apoio da RTVE e a produção associada à CaixaForum+. O realizador e as argumentistas Ana Barcos e Marisa Lafuente contam com a colaboração do marchand de arte Jorge Coll para construir esta narrativa.

 

FICHA TÉCNICA: Título: The Sleeper. O Caravaggio perdido / País e ano: Espanha, 2025 / Duração: 78 min / Realização: Álvaro Longoria / Argumento: Ana Barcos e Marisa Lafuente / Produção: Álvaro Longoria, Ricardo Fernández Deu, Gerardo Olivares e Francisco Pou / Produtoras: Morena Films, Mediaset, Estrategia Audiovisual e Fandango Films, com a participação da RTVE e a produção associada da CaixaForum+.

 

 

DOCLISBOA

Estreia dia 16 de setembro

 

Sete novos documentários, que dão continuidade à colaboração com o DocLisboa, o principal festival de cinema documental de Portugal, poderão ser vistos na CaixaForum+ a partir de 16 de setembro.

 

Neste terceiro ciclo, o cineasta Tiago Hespanha reflete em Campo sobre o mundano e o transcendental a partir dos soldados da maior base militar da Europa, um menino que toca piano e de um grupo de astrónomos amadores; Leandro Listorti leva-nos em Herbaria a uma viagem pela preservação botânica e cinematográfica, explorando as derivações artísticas e políticas que ligam os dois mundos, e Carlos Pardo imagina em H a noite que o seu tio Hilario teria vivido se nesse dia não tivesse morrido atingido por um touro nos Sanfermines.

 

Em Raposa, o diário pessoal filmado pela realizadora Leonor Noivo, a raposa simboliza a anorexia que atormentou a sua existência e a de outros pacientes do Hospital de Santa Maria. Outro animal, um puma, ameaça uma comunidade indígena do norte da Argentina em La vida en común, de Ezequiel Yanco, que conta que, apesar da caça ser um ritual de iniciação tradicional, o jovem Uriel escolhe um caminho diferente.

 

Em Sobre las nubes, de María Aparicio, os protagonistas são um cozinheiro, um engenheiro desempregado, uma enfermeira e uma livreira que sobrevivem no difícil mercado de trabalho da cidade de Córdoba. Também são quatro os protagonistas de Llamadas desde Moscú, dirigido por Luis Alejandro Yero, que retrata a jornada de quatro jovens cubanos que procuram asilo político e chegam a Moscovo pouco antes do início da guerra com a Ucrânia.

 

 

CICLO MÁRGENES, SEGUNDA EDIÇÃO

 

Num presente saturado de conexões, imagens e dados, Tecnosombras, o ciclo comissariado pelo Festival Márgenes para a CaixaForum+, surge como um mapa poético e visual do imaginário digital contemporâneo.

 

Este ciclo propõe uma imersão em territórios híbridos onde o real e o virtual se confundem e revelam as fissuras do nosso presente hiperconectado, bem como as novas identidades digitais. Trata-se de uma exploração dos mundos virtuais como espaços complexos de narrativa e crítica social.

 

Entre outros títulos, poderão ser vistos Real, de Adele Tulli, uma viagem audiovisual caleidoscópica e envolvente que explora o que significa ser humano na era digital, e Best Secret Place, de Jonathan Vinel e Caroline Poggi, uma reflexão quase metafísica sobre o fascínio pela violência na cultura gamer, o seu impacto social e a sua ligação à condição humana.

 

A evolução da criação de imagens e os efeitos que esta teve na sociedade é o tema central de Fantastic Machine, um filme dirigido por Axel Danielson e Maximilien Van Aertryck, produzido pelo cineasta Ruben Ostlund. Já na curta-metragem Aphantasia, Anna Giralt e Jorge Caballero questionam se: com o surgimento de novas máquinas capazes de criar imagens fora da mente humana, estaremos perante o início de uma imaginação coletiva ou diante da atrofia permanente da imaginação?

 

A programação completa será anunciada em breve.

 

FICHA TÉCNICA: Real / País e ano: Itália-França. 2024 / Duração: 83 min / Realização e argumento: Adele Tulli / Fotografia: Clarissa Cappellani e Francesca Zonars / Montagem: Ilaria Fraioli e Adele Tulli / Música: Andrea Koch / Produtores: Agostino Saccà, Valeria Adilardi, Laura Romano e Charlotte Uzu / Produção: Pepito Produzioni, FilmAffair, Les Films d’ici, RAI Cinema e Luce Cinecittà com a contribuição do Ministério da Cultura da Itália.

 

FICHA TÉCNICA: Best Secret Place / País e ano: França. 2023 / Duração: 60 min / Realização e argumento: Caroline Poggi e Jonathan Vinel / Elenco: Sania Halifa, Idir Azougli, Vimala Pons, Chouf, Nathalie Richard e Ibrahima Diop / Fotografia: Victor Zébo / Montagem: Jonathan Vinel / Música: Chouf, Trustfall / Produtores: Caroline Poggi, Jonathan Vinel, Édouard Lalanne de Saint Quentin e Fabien Dao / Produção: 444 Films e Fondation Cartier pour l’Art Contemporain.

 

FICHA TÉCNICA: Fantastic Machinel / País e ano: Dinamarca. 2023 / Duração: 93 min / Realização, argumento e fotografia: Axel Danielson e Maximilien van Aertryck / Montagem: Ilaria Fraioli e Adele Tulli / Música: Andrea Koch / Produtores: Ruben Ostlund, Erik Hemmendorff, Axel Danielson e Maximilien van Aertryck

 

FICHA TÉCNICA: Aphantasia / País e ano: Espanha. 2023 / Duração: 10 min / Realização, argumento e montagem: Anna Giralt Gris e Jorge Caballero / Produtores: Artefacto

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.