Wissam, um cidadão Sírio que voltou à sua terra natal, catorze anos depois de a ter deixado, teve de enfrentar os piores cenários no regresso ao seu país, logo após a queda do ditador Assad. Wissam escreve atravéz da avaaz.org, uma carta dirigida ao mundo a solicitar ajuda para fazer face às mais prementes necessidades, desde o mitigar da fome até às necessidades mais básicas daquela população.
Queridos amigos e amigas…
Acabo de voltar para minha casa na Síria pela primeira vez em 14 anos. As pessoas dançavam nas ruas, comemorando a queda de um tirano. Mas, por entre o alívio, a constatação é de que o horror ainda não acabou. A população síria vive uma grave crise humanitária e sofre com a fome, a falta de saneamento e as deslocações.
13 milhões de pessoas estão a passar fome e 7 milhões vivem em acampamentos ou locais informais. Muitos hospitais estão destruídos e as equipas de emergência continuam a descobrir novos horrores em áreas da Síria, que até à fuga de Assad, eram inacessíveis.
O nível de sofrimento é impressionante. As famílias precisam de alimentos, cuidados médicos e abrigo para se proteger do inverno rigoroso. E enquanto milhares de sírios deslocados tentam voltar para casa, grupos locais correm para desativar minas terrestres e dispositivos não detonados.
A ajuda humanitária nunca foi tão necessária. Cerca de 70% da população, precisa de ajuda, porque estamos no meio da maior crise de refugiados na Síria.
Wissam
Este é um apelo urgente para podermos levar ajuda e apoio humanitário à Síria e salvar vidas.
A ajuda dos governos internacionais é lenta e quase sempre insuficiente mas, ao somar doações de todo o planeta, a Avaaz.org pode enviar fundos para os parceiros locais de confiança em questão de dias. E quanto mais arrecadarmos, mais poderemos ampliar as nossas campanhas e projetos de fortalecimento comunitário em toda a região.
Mais de uma década de conflito custou a vida de pelo menos 30 mil crianças sírias. Agora, outras 7 milhões precisam de auxílio humanitário urgente, incluindo cuidados médicos, comida, água potável e um abrigo seguro para suportar o inverno rigoroso.
Durante décadas, tudo o que a Síria viveu foi destruição e terror. O regime de Assad usou bombas e armas químicas contra o povo sírio, matando meio milhão de pessoas. Inúmeras famílias foram obrigadas a fugir, deixando tudo para trás.
A Síria está livre de um ditador, mas será preciso um grande esforço para reconstruir o país. O mundo já lhe virou as costas antes, não podemos deixar que isso aconteça de novo.
Os membros da Avaaz tem apoiado a população síria nos últimos 13 anos de guerra civil e dois terremotos devastadores. As contribuições generosas tem garantido uma ajuda vital para tirar pessoas dos escombros. Ajude a reconstruir vidas na Síria, doe o que puder enviando à avaaz.org, qualquer valor.
Com gratidão e esperança,
Wissam e todo o staff da Avaaz.org