Home » Atualidade » Fundação AstraZeneca anuncia plano estratégico

Fundação AstraZeneca anuncia plano estratégico

A Fundação AstraZeneca anuncia o seu plano de atividade para o triénio 2025-2028, com o objetivo de reforçar o seu compromisso com a saúde e a ciência em Portugal. Com uma liderança renovada e uma visão estratégica que responde aos desafios atuais, a Fundação irá focar-se no incentivo à investigação científica, na promoção da prevenção da doença e na formação de profissionais de saúde.

 

A presidência da Fundação continuará a cargo da Professora Doutora Maria do Céu Machado. O Conselho de Administração integra agora novos membros, refletindo a ambição e o dinamismo da nova fase. O Dr. Ricardo Mexia assume o cargo de Vice-Presidente e a Professora Doutora Tânia Gaspar é a nova Vogal. Pela AstraZeneca, Rosário Trindade mantém-se como Secretária e Hugo Martinho junta-se à administração como Vogal. O Conselho de Administração fica completo com o Secretário Executivo, Luis Pedro Silva.

 

“Este novo triénio representa uma oportunidade para intensificarmos o nosso apoio à investigação e à saúde em Portugal”, afirma a Professora Doutora Maria do Céu Machado. “Com uma equipa reforçada e projetos estratégicos, queremos dar um contributo significativo para a inovação científica e para o bem-estar das comunidades”, remata.

 

O Grande Prémio FAZ Ciência irá ser reformulado para se tornar um dos mais apelativos prémios de investigação em oncologia do país. Para potenciar o impacto e atrair um maior número de candidaturas, o prémio passará a ser bienal. A próxima edição está agendada para 2026. A Fundação irá lançar os detalhes desta edição ao longo do último trimestre de 2025.

A Fundação AstraZeneca também irá criar o Prémio FAZ Comunidade, uma nova iniciativa que visa combater o subinvestimento em prevenção da doença em Portugal. O prémio, que terá a sua primeira edição em 2027, pretende incentivar a implementação de projetos inovadores de prevenção da saúde, com foco na ‘Saúde de Proximidade’. A iniciativa irá apoiar projetos liderados por IPSS ou ONG, que atuem em rede com Unidades Locais de Saúde, municípios e outros atores locais para a promoção de comunidades mais saudáveis. A Fundação irá trabalhar no planeamento e lançamento deste prémio ao longo do ano de 2026.

 

Em paralelo com estas duas grandes iniciativas, a Fundação continuará a apoiar sessões de caráter científico em congressos promovidos por associações de estudantes de medicina, reforçando o seu compromisso com a formação de futuros profissionais de saúde.

 

A Fundação AstraZeneca irá também reforçar a sua governança interna e os seus deveres de transparência, utilizando a sua plataforma online como veículo de comunicação para divulgar informações sobre as suas atividades e planos futuros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.