O espectáculo “LÁ NO XEPANGARA”, criado e dirigido pelo guitarrista português Manuel de Oliveira, estreado em Portugal em Janeiro de 2024, propõs uma reflexão sobre o papel de José Afonso na luta pela descolonização, pela democratização e pelo fortalecimento das sociedades e culturas lusófonas.
“LÁ NO XEPANGARA” será agora responsável por abrir a edição 2025 do prestigiado Festival MIMO, em São Paulo. A apresentação terá lugar no próximo dia 19 de setembro pelas 18h, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (SP), com entrada gratuita.
Este concerto reveste-se de uma especial importância, pois será a primeira vez que uma homenagem deste género é prestada a José Afonso em terras brasileiras, partilhando com o auditório do país irmão uma parte substancial da sua obra musical e poética, sublinhando a sua relevância enquanto ícone da música de intervenção e símbolo da Revolução dos Cravos, e também destacando a influência da herança africana na sua criação artística e no seu pensamento político.
O núcleo artístico de “LÁ NO XEPANGARA” reúne as vozes de Selma Uamusse (Moçambique), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Fred Martins (Brasil) e Edu Mundo (Portugal), a quem se juntam Manuel de Oliveira (guitarra e direcção musical), João Frade (acordeão), Albano Fonseca (baixo) e Dilson Pedro (bateria).
Para além do concerto, o colectivo dinamizará ainda, também a 19 de setembro, um workshop sobre a canção de protesto e a sua importância no desenvolvimento da sociedade, abordando igualmente o processo de descolonização dos países africanos de língua portuguesa.
O projeto Lá no Xepangara é apoiado pelo programa Arte pela Democracia, em parceria com a Direção Geral das Artes e estrutura de missão para as comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 74.