Home » Sociedade » Notícia* » Lisboa acolhe o 1.º Encontro de Pessoas com Doenças do Interstício Pulmonar

Lisboa acolhe o 1.º Encontro de Pessoas com Doenças do Interstício Pulmonar

O Núcleo das Doenças do Interstício Pulmonar da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas, promove a sua primeira iniciativa dirigida aos doentes. Trata-se do 1º Encontro de Pessoas com Doenças do Interstício Pulmonar, que decorre no dia 11 de outubro, sábado, na sede da Sociedade Portuguesa de Pneumologia – SPP, entre as 10h00 e as 14h00, e vai juntar doentes, profissionais e autoridades de saúde.

 

Este evento, inédito na área das doenças do interstício pulmonar, tem como objetivo promover a partilha de conhecimento, experiências e estratégias de acompanhamento clínico, reunindo especialistas das várias áreas envolvidas no cuidado destas pessoas, nomeadamente pneumologia, reumatologia e medicina geral e familiar.

 

 

As doenças do interstício pulmonar exigem abordagens multidisciplinares, formação e treino específicos e, escuta ativa das pessoas que vivem com estas patologias. Este encontro nasce dessa urgência e do compromisso da RESPIRA em consolidar uma abordagem próxima e humanizada entre os profissionais de saúde e os doentes”, afirma a Dra. Paula Duarte, coordenadora do Núcleo das Doenças do Interstício Pulmonar da RESPIRA.

 

Este 1º Encontro contará ainda com uma sessão composta por pessoas com várias doenças pulmonares intersticiais, onde serão partilhados testemunhos de vida, com o objetivo de criar um espaço de inspiração, empatia e motivação por parte da audiência. Está também confirmada a presença e participação da DGS através da Coordenadora do Programa Nacional de Doenças Respiratórias, Professora Cristina Bárbara, num dos painéis do encontro, reforçando a importância institucional desta iniciativa.

 

Queremos ouvir e dar voz às pessoas com doenças do interstício. A sua vivência é essencial para a melhoria dos cuidados, da informação e das políticas públicas de saúde em Portugal”, sublinha a Dra. Paula Duarte.

 

O evento é dirigido a doentes do interstício pulmonar e respetivos cuidadores, a inscrição é gratuita, mas limitada, por motivos de lotação da sala. Os interessados devem inscrever-se aqui (https://forms.gle/Wf7KxZME5Aqbz8M78).

 

 

Para mais informações ou pedidos de esclarecimento, pode contactar através do geral@respira.pt.

 

 

PROGRAMA

 

Abertura

10.15   José Albino – Presidente da RESPIRA

Painel – Doenças do Interstício Pulmonar: o que é necessário saber

Moderadora – Paula Duarte – Vice-Presidente da RESPIRA

10.30  Coordenação do Programa Nacional de Doenças Respiratórias (DGS): as Doenças do Interstício no Programa Nacional de Doenças Respiratórias

10.45   GRESP: o papel da Medicina Geral e Familiar na referenciação precoce

11.00   Sociedade Portuguesa de Reumatologia: doenças reumáticas e envolvimento intersticial pulmonar

11.15  Comissão de Trabalho das Doenças do Interstício Pulmonar: o que são; a abordagem especializada; a prática multidisciplinar

11.35   Comissão de Trabalho de Doenças Ocupacionais e Ambiente: o papel da exposição ocupacional

11.50   IPMA: ambiente e doenças respiratórias

12.05   Intervalo

Painel   A doença na 1ª pessoa

Moderadora – Clara Lami, Cuidadora, vogal da RESPIRA

12.15   Testemunhos de doentes

13.00    Encerramento

13.10    Cocktail

 

 

 

Sobre Núcleo de Doenças do Interstício Pulmonar:

Em 2025, a RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas, assumindo a missão de alargar a sua atuação a outras doenças respiratórias crónicas, criou o Núcleo de Doenças do Interstício Pulmonar, dirigido a pessoas com doenças pulmonares parenquimatosas difusas, que resultam de lesões nas células que rodeiam os alvéolos e que provocam inflamação e formação de cicatrização fibrótica nos pulmões de forma difusa. Há mais de 300 doenças diferentes que se classificam como doenças pulmonares intersticiais. A maioria é muito rara, mas as doenças pulmonares intersticiais mais frequentes incluem: Sarcoidose; Fibrose pulmonar idiopática; Alveolite alérgica extrínseca (também chamada pneumonite por hipersensibilidade); Doença pulmonar intersticial associada a doença do tecido conjuntivo; Pneumoconiose; Doença pulmonar intersticial causada por determinados medicamentos utilizados para tratar outras doenças. Alguns estudos sugerem que a fibrose pulmonar idiopática e a sarcoidose são responsáveis por 50% do total de doenças pulmonares intersticiais.

 

 

Sobre a RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e Outras Doenças Respiratórias Crónicas

A RESPIRA é uma associação de doentes, sem fins lucrativos, que, através da sua atividade, pretende contribuir para a prevenção e tratamento das doenças respiratórias e ser um pilar na defesa dos interesses e direitos das pessoas com DPOC e outras doenças respiratórias crónicas.

https://www.respira.pt

https://www.facebook.com/RespiraAssociacaoportuguesadepessoascomdpoc

https://www.instagram.com/associacao_respira/

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.