Home » Desporto » Radical » Inaugurado o Parque de Escalada do Vale do Silêncio
Inaugurado o Parque de Escalada do Vale do Silêncio

Inaugurado o Parque de Escalada do Vale do Silêncio

O Parque de Escalada do Vale do Silêncio, no Jamor em Lisboa, uma infraestrutura com a maior parede de escalada do país em termos de volumetria, foi inaugurado no sábado. Este novo equipamento vai suprir as lacunas na formação e competição que esta modalidade carecia em Portugal.

O projeto da Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio do IPDJ, homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, entidade que vai assegurar o funcionamento desta instalação, foi inaugurado numa cerimónia que contou com a presença de várias individualidades representativas da Câmara Municipal de Lisboa, Instituto Português de Desporto e Juventude, Junta de Freguesia dos Olivais, além do presidente da direção da FCMP, João Queiroz.

O novo Parque de Escalada do Vale do Silêncio é dominado pela maior parede de escalada do país em termos de volumetria, a parede do Complexo Desportivo Nacional do Jamor, que nesta fase inicial conta com uma altura de 12 metros, pode ser aumentada para 15 metros, para receber competições internacionais.

Essa não é, todavia, a missão principal deste equipamento, conforme explica André Neres, multicampeão nacional de escalada e maior esperança nacional para a estreia olímpica da modalidade em Tóquio, já para o ano.

“É uma parede excelente mas sobretudo pela sua versatilidade”, diz Neres, acrescentando: “Esta estrutura é extremamente importante para o desenvolvimento da escalada, não tanto para o alto rendimento, mas para as bases, para captar e treinar novos valores. Isso é, neste momento, tão ou mais importante que o alto rendimento.”

Atualmente com 12 metros mas preparada para crescer até aos 15 metros para competições oficiais, o desenho da parede está concebido para contemplar atividades desde a iniciação até à alta competição, com possibilidade de instalação de 30 a 50 vias de escalada.

Mensalmente a parede vai estar sujeita a alterações de vias e acompanhamento técnico ao fim de semana, o que permite enquadrar novos praticantes da modalidade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.