As Unidades de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Tejo e do Hospital CUF Porto voltaram a ser distinguidas como Centros Integrados de Oncologia e Cuidados Paliativos pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO).
Esta distinção atesta a elevada qualidade e excelência clínica dos cuidados paliativos e de suporte prestados aos doentes oncológicos e seus familiares, ao longo de toda a trajetória da luta contra o cancro.
Atribuída pela terceira vez consecutiva, esta acreditação é a mais prestigiante a nível europeu, nesta área de cuidados. O Programa de Acreditação “ESMO Designated Centers” certifica que as equipas multidisciplinares das Unidades de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Tejo e do Hospital CUF Porto prestam cuidados altamente diferenciados às pessoas com cancro, em todos os estadios da doença e em linha com as melhores práticas internacionais. Esta premissa permite-lhes obter o estatuto de centros de referência na prática integrada de Cuidados Paliativos e Oncologia.
Para Luísa Pereira, Coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Tejo, “em casos de doença oncológica, os Cuidados Paliativos permitem prevenir e aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e familiar associados ao cancro e aos próprios tratamentos. Tanto para os doentes, como para os seus familiares e cuidadores, é fundamental que esta opção esteja disponível ao longo de todo o percurso da doença, e não apenas quando deixa de haver tratamento curativo.”
Carolina Monteiro, Co-coordenadora da Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Porto, acrescenta que “a identificação precoce de doentes em situação de doença grave e progressiva, acompanhada de sofrimento e limitações, que podem beneficiar de cuidados de saúde integrados, permite obter ganhos ao nível da autonomia, conforto, dignidade e qualidade de vida, extensíveis àqueles que lhes são mais próximos”.
No Hospital CUF Tejo e no Hospital CUF Porto, a equipa de Cuidados Paliativos dedicada aos doentes oncológicos, aos seus familiares e cuidadores compreende profissionais e especialistas de várias áreas, como Medicina Interna, Oncologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Imagiologia, Enfermagem, da Consulta da Dor, entre outros. Os doentes podem ser referenciados e admitidos em qualquer momento, sempre que necessitem deste tipo de cuidados.
As duas Unidades de Cuidados Paliativos obtiveram as primeiras acreditações em 2015 e 2018, respetivamente. Já anteriormente renovada, a reobtenção desta acreditação reforça o compromisso da CUF com a qualidade clínica e a humanização dos cuidados prestados aos doentes.