Home » Desporto » Competições » O Escalador André Neres venceu a Taça de Portugal de Dificuldade
O Escalador André Neres venceu a Taça de Portugal de Dificuldade

O Escalador André Neres venceu a Taça de Portugal de Dificuldade

André Neres, campeão nacional de dificuldade, campeão nacional de Boulder, vencedor da Taça de Portugal de Boulder, completou no passado sábado em Carcavelos, uma época perfeita sob a égide da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), com a vitória na Taça de Portugal de Dificuldade.

O melhor escalador português da actualidade foi acompanhado no pódio por Pedro Pato e André Carvalho, segundo e terceiro, respectivamente.

Na competição feminina, Teresa Coimbra foi a vencedora da Taça, pese a vitória na prova ter ido para a luso-ucraniana Olga Fedyuk, que não pôde reclamar o troféu por não estar federada.

André Neres relativizou o resultado: “Nem sei bem o que dizer a não ser que é para ganhar que trabalhamos. Sempre me preparei da melhor maneira e apesar de estar lesionado [no anelar da mão direita], consegui aguentar. Afinal, são cinco ou seis minutos de esforço. O pior é mesmo para treinar…”

Neres, a esperança olímpica para Tóquio 2020 quer agora descomprimir de um ano intenso de competição antes de mergulhar a fundo no seu papel de organizador, conforme explica: “Desempenho um duplo papel na Federação; atleta e organizador. Estou empenhado em fazer da escalada um sucesso cada vez maior e já estamos a trabalhar em projectos nesse sentido. Isso, neste momento, é mais importante que os meus resultados individuais.”

Já a jovem Teresa Coimbra, de 17 anos, estava naturalmente satisfeita com o primeiro grande título da carreira: “Estou muito contente, mas estaria fosse qual fosse o resultado. O que interessa mais é o trabalho e as lições que retiramos da competição. Se fosse a última classificada, até isso seria positivo para aprender para o futuro.”

Amanhã, domingo, terá lugar a Taça de Portugal de Dificuldade para os escalões de formação da FCMP.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.