Agrava-se o número de insolvências a nível global, segundo o recente ‘Relatório Global de Insolvências, da Allianz Trade’, Portugal enfrenta um aumento de insolvências empresariais de dois dígitos, em 2024. O número de insolvências em Portugal, vão aumentar +14% em 2024, desacelerando para +8% em 2025 e para +5% em 2026.
Este aumento reflete o impacto dos fatores globais como a moderação da procura e o fim das medidas de apoio às empresas, mas também as condições locais desafiantes, incluindo pressões nos setores da construção, retalho e serviços.
No seu mais recente Relatório Global de Insolvências, a Allianz Trade revela uma perspetiva mais severa para o cenário empresarial global, com insolvências projetadas para aumentar +11% em 2024 – um aumento ainda mais acentuado do que o previsto anteriormente.
O relatório destaca as principais tendências e riscos para as empresas em todo o mundo, à medida que a economia global enfrenta uma procura lenta, tensões geopolíticas contínuas e condições de financiamento desiguais.
Uma aceleração global mais rápida do que o esperado
Quando a Allianz Trade divulgou as suas primeiras previsões globais de insolvências em fevereiro, a empresa já esperava um forte aumento em 2024 (+9%) seguido de uma estabilização em 2025. No entanto, os desenvolvimentos recentes levaram a um quadro ainda mais sombrio, como +11% de aumento agora previsto para este ano (+2pp vs. previsão anterior), seguido por um pico em 2025 de +2% (+2pp vs. previsão anterior).
As insolvências empresariais não estabilizarão, portanto, até 2026, e, mesmo assim permanecerão em níveis elevados.