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Nova rota Nova Iorque / Faro da United Airlines

O Turismo do Algarve prevĂȘ um ano turĂ­stico promissor

O Algarve, considerado o principal destino turĂ­stico portuguĂȘs, vai acolher voos de seis novos destinos, com destaque para a ligação direta de Nova Iorque a Faro, o que para a RTA, a entidade de turismo da regiĂŁo “Ă© uma fonte de elevada expectativa”.

Para a RegiĂŁo de Turismo do Algarve (RTA) “o cenĂĄrio Ă© promissor e com potencial para melhorar os mĂșltiplos recordes alcançados em 2023. Nunca, como no ano passado, houve tantos hĂłspedes, passageiros no aeroporto e voltas de golfe. A estes recordes na regiĂŁo do Algarve, juntam-se os proveitos de 1592 milhĂ”es de euros, mais um mĂĄximo de sempre“.

Para 2024, o plano de açÔes é extenso. Desde logo, nas ligaçÔes aéreas. O Algarve vai acolher este ano voos provenientes de dois novos pontos, somando mais duas rotas às 81 efetuadas por 27 companhias no ano passado. Dos Açores, a partir do verão, o Aeroporto Gago Coutinho receberå a ligação efetuada pela Sata, estando jå marcada para maio a aterragem do voo da United Airlines que tornarå Faro e Nova Iorque mais próximos que nunca. No dia 25 de maio aterrarå o voo inaugural desta ligação, que sairå na véspera do aeroporto de Newark.

“Os agentes do turismo no Algarve tĂȘm trabalhado intensamente para diversificar a oferta do destino, e isso jĂĄ se sente tambĂ©m fora da Ă©poca alta. A sustentabilidade financeira das empresas e da oferta de trabalho obriga-nos a esse esforço. Acreditamos que estamos a caminhar para um equilĂ­brio, em que falar de Ă©poca baixa se tornarĂĄ apenas uma muleta linguĂ­stica. Nunca tivemos tantas dormidas nos perĂ­odos de janeiro a abril e de outubro a dezembro”, refere AndrĂ© Gomes, Presidente do Turismo do Algarve.

O combate à sazonalidade é ainda promovido através de iniciativas como o Algarve Nature Fest, que regressa em 2024, com caminhadas, passeios de barco ou bicicleta, observação de aves e cetåceos, entre outras atividades de lazer. Serå, ainda, reativada a marca Algarve Walking Season, com os 4 festivais de caminhadas no interior do Algarve e mais de 200 atividades na natureza, para mais de 3 mil participantes.

O turismo no Algarve far-se-å também nos campos Industrial e Literårio. No primeiro caso, com a participação de 22 parceiros regionais na rede nacional, dentro da Agenda Nacional à Descoberta do Turismo Industrial (16 a 30 de março). Num ùmbito cultural mais tradicional, os passeios literårios incluirão a Rota Literåria Saramago no Algarve.

Ainda para 2024, estå previsto um trabalho profundo de anålise do turismo na região, juntamente com os stakeholders do setor, do qual sairå uma proposta de Plano de Marketing Estratégico para o Turismo do Algarve para o período de 2024 a 2028, naquela que serå a terceira edição deste documento. O novo plano surgirå até final do terceiro trimestre.

Ciente de que esta indĂșstria nĂŁo poderĂĄ prosperar sem sustentabilidade energĂ©tica, hĂ­drica e ambiental, o Turismo do Algarve estĂĄ envolvido na promoção do Selo de EficiĂȘncia HĂ­drica, com todo o alojamento turĂ­stico da regiĂŁo a ser desafiado a juntar-se a um programa que visa contribuir para a redução de 15% no consumo do setor urbano.

“A oferta muito diversificada do Algarve reflete-se na chegada de turistas com perfis muito distintos. No golfe, por exemplo, dois terços das voltas nacionais jogaram-se nos mais de 40 campos do Algarve”, salienta AndrĂ© Gomes, informando sobre a necessidade de prosseguir a aposta na sustentabilidade ambiental, com foco na ĂĄgua, para acomodar este incremento na procura: “os agentes do turismo do Algarve iniciaram medidas de poupança de ĂĄgua em 2020, com a elaboração do Plano de EficiĂȘncia HĂ­drica Regional, e com isso tornĂĄmos o setor mais eficiente. No golfe, temos uma crescente utilização de ĂĄguas residuais tratadas, e ainda este mĂȘs dois novos campos foram ligados a uma ETAR. NinguĂ©m mais que os prĂłprios empresĂĄrios percebem a necessidade de apostar na sustentabilidade ambiental, condição para a sustentabilidade financeira dos seus investimentos”, acrescenta o presidente do Turismo do Algarve.

A candidatura Ă  Linha + Interior permitirĂĄ, muito em breve, avançar com a valorização do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, com recuperação, valorização e promoção deste territĂłrio conjunto do Algarve e Alentejo, regiĂ”es unidas tambĂ©m na Rede Urbana de Fortalezas Alentejo e Algarve. Projeto candidatado aos fundos do Portugal 2030, prevĂȘ a requalificação de patrimĂłnio que, mais a sul, incluirĂĄ duas localidades do sotavento, Castro Marim e Alcoutim. JĂĄ na serra algarvia, o Renature Monchique estĂĄ a plantar, atĂ© ao prĂłximo mĂȘs de abril, 125 mil ĂĄrvores, com 400 mil euros de financiamento assegurados pela Ryanair.

MÁXIMOS HISTÓRICOS EM 2023 E NOVO CRESCIMENTO EM JANEIRO

Os mĂĄximos histĂłricos anuais no Algarve somaram-se em mĂșltiplos indicadores, designadamente no nĂșmero de hĂłspedes – 5,1 milhĂ”es, mais 7,7% que no perĂ­odo homĂłlogo –, contribuindo para os maiores proveitos de sempre da atividade turĂ­stica no Algarve, com 1,59 mil milhĂ”es de euros. Pelo aeroporto Gago Coutinho passaram 9,6 milhĂ”es de passageiros, um mĂĄximo de sempre. No golfe somaram-se cerca de 1,4 milhĂ”es de voltas.

Para este ano estão estimados mais 136 mil lugares nas linhas aéreas, com seis novas rotas: Marraquexe (Marrocos), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria) e Brest (França), para além de Nova Iorque e Ponta Delgada.

Quando comparado com o anterior ano recorde no Algarve, 2019, apenas um indicador se revela ainda aquĂ©m, com -2,5% de dormidas, mas jĂĄ 6,4% acima de 2022. JĂĄ em janeiro de 2024, as dormidas aumentaram 2,1% face a janeiro de 2023, com mais 1,9% de hĂłspedes, salientando-se ainda o aumento de 6% no nĂșmero de turistas britĂąnicos no paĂ­s.

Dados do INE enaltecem a posição do Algarve enquanto o principal destino turístico nacional em dormidas de 2019 a 2023, com uma quota de 26,4% no total de dormidas em Portugal.

A melhoria da oferta na hotelaria e restauração, a estratĂ©gia de promoção do destino promovida pelo Turismo do Algarve e a contĂ­nua aposta em grandes eventos desportivos, como o MotoGP no AutĂłdromo Internacional do Algarve, o Ășnico do paĂ­s homologado para a prova rainha do motociclismo mundial, tem-se traduzido igualmente na diversificação de destinos. Reino Unido, Alemanha, Irlanda, PaĂ­ses Baixos, França, Espanha e EUA compĂ”em o leque das principais nacionalidades a chegar de fĂ©rias ao Algarve, com os britĂąnicos a superarem um terço das dormidas de nĂŁo residentes. Em franca ascensĂŁo estĂĄ a chegada dos norte-americanos, cuja evolução face a 2019 atingiu os 70%.

Fonte: RTA

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