A investigadora do Interactive Technologies Institute (ITI), Ana Cristina Pires, apresentou recentemente o projeto TACTOPI numa conferĂȘncia internacional, um trabalho desenvolvido em colaboração com Hugo Nicolau, tambĂ©m do ITI, e com a Faculdade de CiĂȘncias da Universidade de Lisboa.
O TACTOPI Ă© um ambiente multissensorial inovador concebido para revolucionar a robĂłtica inclusiva e lĂșdica para crianças com capacidades visuais mistas. A recente investigação jĂĄ demonstrou o potencial do TACTOPI na promoção de comportamentos inclusivos, na melhoria das competĂȘncias sociais, cognitivas e motoras, bem como na promoção do desenvolvimento positivo entre as crianças. O TACTOPI combina interação tangĂvel e a presença de um robĂŽ amigĂĄvel para criar uma experiĂȘncia lĂșdica imersiva e inclusiva para crianças com habilidades visuais mistas.
Esta solução tecnolĂłgica consiste num conjunto de cartas de desafio, cada uma representando uma missĂŁo de navegação associada a um oceano e a um animal em vias de extinção. O jogo inclui cartĂ”es com tecnologia NFC, um desenho em relevo do animal ameaçado de extinção, contraste visual para ajudar a detetar os contornos dos elementos e braille. AlĂ©m disso, as crianças podem colocar o cartĂŁo numa “pedra mĂĄgica” para ouvir o respetivo desafio.
Uma das descobertas mais significativas da investigação Ă© o impacto positivo da interação tangĂvel do TACTOPI nas experiĂȘncias de jogo. “Ao incorporar objetos fĂsicos e superfĂcies interativas, o TACTOPI permite que as crianças explorem, manipulem e interajam com o seu ambiente de uma forma acessĂvel e envolvente”, explica Ana Cristina Pires. Esta abordagem prĂĄtica melhora suas habilidades motoras e promove o desenvolvimento cognitivo e habilidades de resolução de problemas.
AlĂ©m disso, o estudo destaca o papel crucial da robĂłtica lĂșdica na educação inclusiva. A presença de um robĂŽ amigĂĄvel dentro do ambiente TACTOPI atua como um mediador, incentivando a colaboração, a tomada de turnos e a empatia entre as crianças. A atividade fomenta relaçÔes sociais positivas e promove comportamentos inclusivos, criando um ambiente onde as crianças com capacidades visuais mistas podem prosperar e interagir com os seus pares.
Os investigadores concluĂram que o TACTOPI tem potencial para ser usado em ambientes de educação inclusiva, como escolas e museus, e destacaram a importĂąncia de projetar tecnologias inclusivas que considerem a diversidade das necessidades e preferĂȘncias das pessoas. Para compreender os benefĂcios a longo prazo do TACTOPI, a equipa de investigadores planeia continuar a monitorizar longitudinalmente os resultados da sua abordagem.
O Interactive Technologies Institute é um centro de investigação dedicado ao avanço da tecnologia digital e das suas aplicaçÔes em vårias åreas, explorando a relação entre as pessoas e as tecnologias digitais. O seu objetivo é projetar cuidadosamente sistemas e serviços interativos inovadores que harmonizem as relaçÔes entre os seres humanos, o meio ambiente e a tecnologia, promovendo um futuro sustentåvel, inclusivo e esteticamente atraente para todos.
Daniel da Costa Ribeiro
Interactive Technologies Institute
Apimprensa / C.S.