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RobĂŽ e jogo inclusivos para brincar e aprender

RobĂŽ e jogo inclusivos para brincar e aprender

A investigadora do Interactive Technologies Institute (ITI), Ana Cristina Pires, apresentou recentemente o projeto TACTOPI numa conferĂȘncia internacional, um trabalho desenvolvido em colaboração com Hugo Nicolau, tambĂ©m do ITI, e com a Faculdade de CiĂȘncias da Universidade de Lisboa.

O TACTOPI Ă© um ambiente multissensorial inovador concebido para revolucionar a robĂłtica inclusiva e lĂșdica para crianças com capacidades visuais mistas. A recente investigação jĂĄ demonstrou o potencial do TACTOPI na promoção de comportamentos inclusivos, na melhoria das competĂȘncias sociais, cognitivas e motoras, bem como na promoção do desenvolvimento positivo entre as crianças. O TACTOPI combina interação tangĂ­vel e a presença de um robĂŽ amigĂĄvel para criar uma experiĂȘncia lĂșdica imersiva e inclusiva para crianças com habilidades visuais mistas.

Esta solução tecnolĂłgica consiste num conjunto de cartas de desafio, cada uma representando uma missĂŁo de navegação associada a um oceano e a um animal em vias de extinção. O jogo inclui cartĂ”es com tecnologia NFC, um desenho em relevo do animal ameaçado de extinção, contraste visual para ajudar a detetar os contornos dos elementos e braille. AlĂ©m disso, as crianças podem colocar o cartĂŁo numa “pedra mĂĄgica” para ouvir o respetivo desafio.

Uma das descobertas mais significativas da investigação Ă© o impacto positivo da interação tangĂ­vel do TACTOPI nas experiĂȘncias de jogo. “Ao incorporar objetos fĂ­sicos e superfĂ­cies interativas, o TACTOPI permite que as crianças explorem, manipulem e interajam com o seu ambiente de uma forma acessĂ­vel e envolvente”, explica Ana Cristina Pires. Esta abordagem prĂĄtica melhora suas habilidades motoras e promove o desenvolvimento cognitivo e habilidades de resolução de problemas.

AlĂ©m disso, o estudo destaca o papel crucial da robĂłtica lĂșdica na educação inclusiva. A presença de um robĂŽ amigĂĄvel dentro do ambiente TACTOPI atua como um mediador, incentivando a colaboração, a tomada de turnos e a empatia entre as crianças. A atividade fomenta relaçÔes sociais positivas e promove comportamentos inclusivos, criando um ambiente onde as crianças com capacidades visuais mistas podem prosperar e interagir com os seus pares.

Os investigadores concluĂ­ram que o TACTOPI tem potencial para ser usado em ambientes de educação inclusiva, como escolas e museus, e destacaram a importĂąncia de projetar tecnologias inclusivas que considerem a diversidade das necessidades e preferĂȘncias das pessoas. Para compreender os benefĂ­cios a longo prazo do TACTOPI, a equipa de investigadores planeia continuar a monitorizar longitudinalmente os resultados da sua abordagem.

O Interactive Technologies Institute é um centro de investigação dedicado ao avanço da tecnologia digital e das suas aplicaçÔes em vårias åreas, explorando a relação entre as pessoas e as tecnologias digitais. O seu objetivo é projetar cuidadosamente sistemas e serviços interativos inovadores que harmonizem as relaçÔes entre os seres humanos, o meio ambiente e a tecnologia, promovendo um futuro sustentåvel, inclusivo e esteticamente atraente para todos.

Daniel da Costa Ribeiro
Interactive Technologies Institute

Apimprensa / C.S.

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