Home » Saúde » Campanha de sensibilização da Incontinência Urinária
Campanha de sensibilização da Incontinência Urinária

Campanha de sensibilização da Incontinência Urinária

As Farmácias Holon vão desenvolver em parceria com a Menarini Consumer Healthcare, até maio 2024, uma campanha de sensibilização para a incontinência urinária. O projeto “Controle a agenda da sua bexiga” promove o rápido reconhecimento dos sintomas da incontinência urinária, patologia tantas vezes desvalorizada.

A incontinência urinária tem uma incidência elevada na população mundial, cerca de 200 milhões de pessoas, e a população portuguesa não é exceção. A doença afeta cerca de 20% da população portuguesa com mais de 40 anos, o que significa que 1 em cada 5 portugueses sofrem da doença, numa proporção de 3 mulheres para cada homem.

A incontinência urinária define-se como a perda involuntária de urina, associada a um enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico e/ou hiperatividade não controlada da bexiga. Os sintomas de urgência e aumento de frequência miccional são, normalmente, os primeiros sinais de aparecimento de síndrome de bexiga hiperativa, precedendo-se ao aparecimento de perda urinária.

“A incontinência urinária tem grande impacto na qualidade de vida dos nossos doentes. São doentes que têm, por norma, fobia social. Evitam sair para locais onde não tenham uma casa de banho próxima e, muitas vezes, acabam por ver os seus empregos afetados, esclarece Dr. Paulo Pé Leve, Assistente Hospitalar no Serviço de Urologia do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, EPE.

Os principais objetivos da campanha “Controle a agenda da sua bexiga” são: combater o estigma associado à incontinência urinária e mostrar que o controlo dos sintomas é a chave para uma melhor qualidade de vida.

“Os portugueses têm cada vez mais acesso a informações acerca desta patologia e procuram cada vez mais ajuda junto de profissionais qualificados. O farmacêutico, enquanto profissional de proximidade, promove a sensibilização acerca deste tema, contribuindo para a destruição do estigma, e tem ainda competências técnicas para ajudar a identificar os sintomas que podem levar ao diagnóstico precoce, bem como apoiar os utentes durante o seu tratamento”, conclui Ana Sofia Ramos, Gestora de Projetos & Serviços Holon.

Para prevenir a incontinência urinária é necessário:

Beber quantidades adequadas de líquidos. A desidratação aumenta a irritação da bexiga e facilita a incontinência;

Seguir uma dieta saudável;

Controlar o peso;

Mudar os hábitos de utilização da casa de banho. Ir sempre que necessita. Evitar a retenção frequente e prolongada pois pode lesar os músculos da bexiga e facilitar a infeção urinária. Esvazie completamente a bexiga;

Evitar a obstipação. A prisão de ventre pode agravar a incontinência urinária;

Exercitar os músculos do pavimento pélvico (exercícios Kegel).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.