Home » SaĂșde » Webinar sobre Gravidez, VĂ­rus e problemas emergentes
Webinar sobre Gravidez VĂ­rus e problemas emergentes

Webinar sobre Gravidez, VĂ­rus e problemas emergentes

Gravidez, VĂ­rus e problemas emergentes, sĂŁo o tema do webinar que se realiza no prĂłximo dia 16 de outubro, entre as 13h15 e as 14h14, uma iniciativa dirigida ao pĂșblico em geral, no Ăąmbito das 2as Jornadas do NĂșcleo de Estudos de Medicina ObstĂ©trica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

Este webinar, conta com a participação do virologista Pedro Simas e serĂĄ moderado por mĂ©dicos de Medicina Interna e ObstetrĂ­cia que responderĂŁo a todas as questĂ”es colocadas pela audiĂȘncia.

“Esta Ă© uma oportunidade a nĂŁo perder por todas as mulheres grĂĄvidas ou que pretendem engravidar e familiares para colocarem questĂ”es, esclarecerem as suas dĂșvidas ou receios sobre gravidez e o risco de infeção por Covid-19, a amamentação e a vacinação” afirma Pedro Correia Azevedo, Coordenador do NEMO.

Segundo dados recentes a gravidez, por si sĂł, nĂŁo aumenta a gravidade da Covid-19 e o risco das mulheres grĂĄvidas ficarem infetadas Ă© semelhante ao da população em geral. Contudo, em Portugal, as mulheres engravidam cada vez mais tarde, ou seja, existe cada vez mais potencial para a existĂȘncia de patologia crĂłnica associada, nomeadamente hipertensĂŁo arterial e diabetes mellitus.

São estas doenças crónicas que parecem estar associadas ao aumento do risco da Covid-19 e a abordagem multidisciplinar destas mulheres gråvidas é essencial.

“As informaçÔes sĂŁo ainda muito reduzidas, mesmo assim, parece que podemos afirmar que a Covid-19 parece nĂŁo aumentar o risco de malformaçÔes congĂ©nitas. À luz dos conhecimentos atuais, parece que existe uma associação entre a infeção Covid-19 e o aumento de parto prĂ©-termo (antes das 37 semanas) e a rotura prematura de membranas (bolsa de ĂĄguas)” conclui Pedro Correia Azevedo.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.