A Honda apresentou em estreia mundial o modelo de produção CR-V e:FCEV, um novo veĂculo elĂ©trico fuel cell a hidrogĂ©nio (FCEV), que deverĂĄ estar Ă venda este verĂŁo, no JapĂŁo e nos EUA. O CR-V e:FCEV foi exibido na quarta feira na H2 & FC EXPO – The 21st International Hydrogen & Fuel Cell Expo – que tem lugar no Tokyo Big Sight, JapĂŁo.
Com a introdução do CR-V e:FCEV, a Honda serĂĄ o primeiro construtor automĂłvel japonĂȘs* a lançar um modelo FCEV com a função de carregamento “plug-in” que permite o carregamento da bateria de bordo a partir de uma fonte de energia externa. Sem comprometer as vantagens de um FCEV, como a longa autonomia de condução e o curto tempo de reabastecimento de hidrogĂ©nio, a adição de uma função de carregamento plug-in para carregar a bateria em casa e/ou em viagem aumenta ainda mais a conveniĂȘncia dos FCEVs.
Espera-se que o CR-V e:FCEV ofereça mais de 600 km (372 milhas) de autonomia com um depĂłsito cheio de hidrogĂ©nio, com uma autonomia adicional de mais de 60 km (37 milhas) medida pelo Procedimento Mundial Harmonizado de Teste de VeĂculos Ligeiros (WLTP).
O CR-V e:FCEV serĂĄ equipado com o sistema fuel cell codesenvolvido pela Honda e pela General Motors (GM) e produzido pela sua empresa de joint-venture, Fuel Cell System Manufacturing, LLC (no Michigan, EUA). O veĂculo serĂĄ produzido no Performance Manufacturing Centre da Honda (no Ohio, EUA) e exportado para o JapĂŁo. ApĂłs a introdução no JapĂŁo, as vendas na AmĂ©rica do Norte estĂŁo programadas para começar antes do final de 2024.
A Honda estabeleceu o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono para todos os seus produtos e atividades empresariais atĂ© 2050 e “impacto ambiental zero” ao longo de todo o ciclo de vida do produto, incluindo o produto e todas as atividades empresariais. Para este fim, a Honda estĂĄ a concentrar-se nos seguintes “trĂȘs pilares”: “neutralidade de carbono”, “energia limpa” e “circulação de recursos”. No Ăąmbito destas iniciativas, a Honda posiciona o hidrogĂ©nio como um dos vetores de energia de elevado potencial, juntamente com a eletricidade, e tem vindo a prosseguir a investigação e o desenvolvimento de tecnologias de hidrogĂ©nio, incluindo os FCEV, hĂĄ mais de 30 anos.