A Semana Internacional regressa ao Instituto PolitĂ©cnico de SetĂșbal (IPS), apĂłs trĂȘs anos, numa edição que mobiliza cerca de 90 participantes, entre docentes, investigadores, pessoal nĂŁo docente e estudantes, vindos de 24 instituiçÔes de ensino superior e representando 13 nacionalidades.
Ferramentas de InteligĂȘncia Artificial como o ChatGPT sĂŁo âincontornĂĄveisâ, cabendo ao Ensino Superior fomentar nos estudantes o âespĂrito crĂticoâ necessĂĄrio para que o seu uso possa trazer benefĂcios no processo de aprendizagem, referiu ontem, no Instituto PolitĂ©cnico de SetĂșbal (IPS), o investigador Pedro IsaĂas, numa palestra que marcou o arranque da 13ÂȘ Semana Internacional do IPS, que decorre atĂ© sexta-feira, dia 30, sob o temaâ.
Segundo o docente da Universidade Aberta (UAB) e tambĂ©m colaborador da University of New South Wales, em Sydney, AustrĂĄlia, o ChatGPT Ă© tĂŁo âinevitĂĄvelâ como o Google e outras ferramentas de busca na Internet o foram hĂĄ anos atrĂĄs. âNĂŁo hĂĄ como combatĂȘ-lo, nĂŁo vale a pena â Ă© como combater moinhos de ventoâ, disse, sublinhando o novo papel dos docentes como âfacilitadoresâ na interação com esta e outras novas ferramentas. âO professor pode ajudar, inclusivamente usando o ChatGPT na sala de aula como parte oficial dos trabalhos, fomentando o debate e apoiando na interpretação dos outputs da ferramenta e na validação da informação que Ă© oferecidaâ.
Na sua intervenção, o orador convidado, doutorado em GestĂŁo de Informação, elencou tambĂ©m vĂĄrias modalidades de ensino/aprendizagem jĂĄ em uso, fruto da evolução tecnolĂłgica, destacando as metodologias ativas como âessenciais para tornar o ensino mais interessanteâ. âOs estudantes de hoje querem um ensino em que eles possam participar, nĂŁo querem ser apenas espetadores passivos. O papel dos estudantes tambĂ©m estĂĄ em transformação e o caminho Ă© claramente por aĂ, que deixem de ser sĂł destinatĂĄrios para passarem tambĂ©m a ser participantes ativosâ, concluiu.
De acordo com LuĂsa Carvalho, vice-presidente do IPS para a Investigação e Internacionalização, trata-se de uma oportunidade privilegiada de âmelhorar os nossos Ăndices de internacionalização, promover o networking e a identificação de novas parcerias para o ensino, a mobilidade e a investigação, e tambĂ©m de dar a conhecer in loco aos nossos parceiros o que se faz no IPS e as suas infraestruturas, a nossa regiĂŁo e as suas potencialidades turĂsticasâ.
A responsĂĄvel destacou ainda a oportunidade de poder debater os desafios deste ânovo paradigma do ensinoâ na era digital com colegas de diferentes paĂses, culturas, formaçÔes acadĂ©micas e profissionais, atravĂ©s de uma programação de palestras, mesas redondas e workshops que se distribui entre cinco temas centrais: Universidades Europeias e Cooperação Internacional; Internacionalização e Investigação; Inovação e Propriedade Intelectual; Educação 5.0 e InteligĂȘncia Artificial; e CiĂȘncia CidadĂŁ e Comunicação CientĂfica.
Na sessĂŁo de abertura, que decorreu no AuditĂłrio Nobre da instituição, deram tambĂ©m as boas-vindas aos participantes internacionais Pedro Ferreira, vice-presidente do IPS, Ivan Svac, presidente da Associação AcadĂ©mica (AAIPS), os coordenadores de mobilidade das cinco escolas e a prĂł-presidente Raquel Barreira, que coordena no IPS a Aliança UniversitĂĄria Europeia EÂłUDRESÂČ, consĂłrcio de nove instituiçÔes de ensino superior de ciĂȘncias aplicadas focado na cocriação de projetos para o desenvolvimento de regiĂ”es inteligentes e sustentĂĄveis.
I ConferĂȘncia EÂłUDRESÂČ sobre CiĂȘncia CidadĂŁ
Em paralelo com a 13ÂȘ Semana Internacional do IPS, decorre ainda a I ConferĂȘncia EÂłUDRESÂČ sobre CiĂȘncia CidadĂŁ, entre 29 e 30 de junho, no campus do Barreiro do IPS, tendo com oradoras principais Cristina LuĂs, doutorada em Biologia e investigadora da Faculdade de CiĂȘncias da Universidade de Lisboa, e Joana Lobo Antunes, responsĂĄvel de Comunicação do Instituto Superior TĂ©cnico e coordenadora de vĂĄrios formatos de divulgação da ciĂȘncia, com destaque para o programa de rĂĄdio “90 Segundos de CiĂȘncia”.
O programa detalhado pode ser consultado em www.ips.pt