Home » Municipios » Lagos apoia Centro de ReferĂȘncia de Oftalmologia
Lagos apoia Centro de ReferĂȘncia de Oftalmologia

Lagos apoia Centro de ReferĂȘncia de Oftalmologia

Lagos aprovou a atribuição de 413 mil euros ao Centro Hospitalar UniversitĂĄrio do Algarve (CHUA). Uma decisĂŁo que visa melhorar as condiçÔes de prestação de cuidados de saĂșde, aos utentes da regiĂŁo, nas ĂĄreas da oftalmologia e imagiologia.

A maior parcela desta verba (333 mil euros) destina-se Ă  implementação de um Centro de ReferĂȘncia de Oftalmologia no Hospital Terras do Infante, em Lagos. O valor remanescente (80 mil euros) reverterĂĄ para dotar esta unidade hospitalar de um equipamento ecogrĂĄfico digital de alta definição e, dessa forma, alargar o leque de resposta ao nĂ­vel das consultas e exames de Ginecologia/ObstetrĂ­cia, diferenciar as tĂ©cnicas e terapĂȘuticas na ĂĄrea da Medicina FĂ­sica e Reabilitação, bem como aumentar a oferta no Ăąmbito da imagiologia, com benefĂ­cio dos diagnĂłsticos em geral.

A comparticipação financeira de Lagos representa 37% do valor de investimento, em bens e equipamentos, necessĂĄrio ao funcionamento do Centro de ReferĂȘncia. Uma decisĂŁo precedida pela discussĂŁo do assunto em sede do Conselho Intermunicipal da AMAL e do Conselho Diretivo da Associação de MunicĂ­pios Terras do Infante, onde foram apresentadas propostas para a repartição dos encargos pelos municĂ­pios da regiĂŁo, uma vez que esta nova resposta tem como objetivo servir a generalidade dos utentes e nĂŁo apenas os do concelho onde a Unidade Hospitalar se situa.

O Serviço Nacional de SaĂșde assegurarĂĄ uma equipa multidisciplinar constituĂ­da por mĂ©dicos oftalmologistas, enfermeiros, tĂ©cnicos de ortĂłptica, administrativos e assistentes operacionais dedicados exclusivamente ao novo Centro de ReferĂȘncia de Oftalmologia. A equipa propĂ”e-se realizar anualmente 9 500 consultas e entre 2 500 a 2 800 cirurgias. Um esforço que visa combater as listas de espera para esta especialidade na regiĂŁo – que contam atualmente com cerca de 10 800 doentes em lista de espera para consulta e 1 650 doentes a aguardar cirurgia -, evitar a deslocação regular dos doentes a centros hospitalares mais distantes e/ou o recurso a instituiçÔes do setor privado, tornando, simultaneamente, a colaboração com o CHUA mais apelativa para os profissionais de saĂșde.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.