A Academia Wave of Talent, a primeira das escolas de verĂŁo promovidas este ano pelo Instituto PolitĂ©cnico de SetĂșbal (IPS), mobilizou 80 alunos, um desafio que pretende potenciar talentos e desenvolver competĂȘncias do futuro junto dos alunos do ensino secundĂĄrio/profissional do distrito.
Organizada em parceria com o grupo Forum Estudante, a Academia Wave of Talent estĂĄ a mobilizar cerca de 50 alunos em diversas atividades lĂșdicas e pedagĂłgicas, assentes na metodologia Design Thinking, e desenhadas para revelar todos os caminhos possĂveis no seu futuro acadĂ©mico e profissional.
Com alojamento garantido, no Clube Desportivo do IPS, os jovens participantes tĂȘm vindo a desenhar, em equipa, soluçÔes inovadoras para problemas locais, tendo em vista uma regiĂŁo mais digital, sustentĂĄvel e inclusiva, atravĂ©s de vĂĄrios desafios criativos, workshops e atividades outdoor.
âPartindo dos Objetivos de Desenvolvimento SustentĂĄvel e de um desafio colocado pela regiĂŁo, os participantes desenvolveram e apresentaram uma aplicação digital, pondo assim Ă prova o seu pensamento crĂtico e analĂtico, capacidade de resolução de problemas e de trabalho em equipa, criatividade e competĂȘncias de comunicação. E, sem dĂșvida, foram tambĂ©m desenvolvidas novas amizadesâ, resume Carlos Mata, vice-presidente do IPS, em jeito de balanço.
JĂĄ a partir de segunda-feira, dia 10, arranca a Academia TalentOn, dirigida exclusivamente a raparigas e com o intuito de lhes abrir horizontes para as inĂșmeras oportunidades do mundo digital. Durante trĂȘs dias, o programa vai igualmente combinar desafios criativos, workshops e atividades outdoor, com vista ao desenvolvimento de competĂȘncias determinantes para o sucesso acadĂ©mico e profissional destas 30 alunas do ensino secundĂĄrio/profissional.
Ambas as Academias de VerĂŁo tĂȘm financiamento no Ăąmbito do Plano de Recuperação e ResiliĂȘncia (PRR), visando o reforço das competĂȘncias digitais entre os mais jovens e contribuir para uma maior participação feminina no processo de transição digital.