Home » Sociedade » Escolas e universidade » Estudo da UC mostra introdução de IA na FĂ­sica Solar
Estudo da UC mostra introdução de IA na Física Solar

Estudo da UC mostra introdução de IA na Física Solar

Um estudo da autoria de Ricardo Gafeira, investigador do Departamento de FĂ­sica da Faculdade de CiĂȘncias e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Instituto de AstrofĂ­sica e CiĂȘncia do Espaço, mostra que a introdução de tĂ©cnicas de InteligĂȘncia Artificial (IA) na ĂĄrea da FĂ­sica Solar irĂĄ permitir melhorar o conhecimento dos processos fĂ­sicos complexos da atmosfera solar.

Esta investigação, que pode ser consultada no artigo “ Machine learning in solar physics ”, publicado na revista Living Reviews in Solar Physics, pretende mostrar o grande potencial de aplicação da IA na fĂ­sica solar, ao nĂ­vel da otimização de cĂĄlculos, identificação de padrĂ”es e estruturas em imagens, redução de dados, previsĂŁo de eventos, entre outros.

«A aplicação da IA na fĂ­sica solar tem o potencial de melhorar a compreensĂŁo dos processos fĂ­sicos complexos que ocorrem na atmosfera solar, permitindo a identificação de padrĂ”es e tendĂȘncias que atĂ© hoje nĂŁo foram possĂ­veis identificar com as tĂ©cnicas tradicionais. Utilizando estas tĂ©cnicas podemos agora analisar grandes quantidades de dados provenientes de observaçÔes solares, tanto por telescĂłpios terrestres, como por satĂ©lites que observam em permanĂȘncia a nossa estrela mĂŁe», revela Ricardo Gafeira.

De acordo com o investigador, a introdução destas tĂ©cnicas irĂĄ permitir aumentar o conhecimento nos processos fĂ­sicos fundamentais que ocorrem na atmosfera solar e como varia a sua atividade ao longo do tempo, bem como melhorar a compreensĂŁo de eventos explosivos, como as explosĂ”es solares, que podem afetar enormemente o ambiente da Terra. Poder prever a ocorrĂȘncia destes eventos bastante prejudiciais para a nossa sociedade Ă© crucial para resiliĂȘncia da nossa sociedade cada vez mais tecnolĂłgica.

AlĂ©m disso, refere ainda o investigador da FCTUC, «a inteligĂȘncia artificial pode ajudar a compreender melhor o funcionamento interno do Sol, permitindo aprofundar o conhecimento dos especialistas e possibilitar a proposta de modelos mais complexos para os explicar. Por fim, a aplicação destas tĂ©cnicas permite automatizar e otimizar a anĂĄlise do grande volume de dados que os telescĂłpios solares produzem, reduzindo a necessidade de trabalho manual e aumentando a eficiĂȘncia», conclui.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como sĂŁo processados os dados dos comentĂĄrios.