Home » Municipios » Autarquia inaugura a praceta nascente da Nova Palmela
Autarquia inaugura a praceta nascente da Nova Palmela
O Presidente Álvaro Balseiro Amaro inaugurou a Praceta

Autarquia inaugura a praceta nascente da Nova Palmela

A Praceta nascente da Nova Palmela foi inaugurada no dia 21 de abril, após um investimento municipal de 234.310,58€, que permitiu criar condições para o usufruto daquele espaço pela comunidade. Com a conclusão desta obra, os moradores da Nova Palmela já contam com um espaço requalificado para usufruir dos momentos de lazer ao ar livre e em família.

A obra incluiu a reabilitação estrutural de muros e escadas, substituição de pavimentos e renovação da vegetação. Foi também instalado um ginásio de ar livre e equipamento de jogo e recreio.

O Presidente do Município, Álvaro Balseiro Amaro, explicou que esta intervenção pretendeu «conciliar o existente com alguma inovação qualificadora» e destacou que este foi um processo participado, já que a Autarquia foi recolhendo as opiniões e preocupações das crianças e dos moradores para chegar ao resultado final.

A necessidade de um espaço intergeracional e a questão da acessibilidade foram algumas dessas preocupações e a Praceta, que faz a ligação entre a rua da Escola Hermenegildo Capelo e a zona da “Terra do Pão”, pode agora ser percorrida por todos, independentemente da sua condição física, porque passou a ter um percurso em rampa. Outra preocupação teve a ver com as infiltrações que ocorriam junto aos prédios, tendo sido criados corredores impermeabilizados para evitar essa situação.

A nível ambiental, explicou o Presidente, o objetivo foi criar um «espaço sustentável», começando desde logo pela instalação de iluminação eficiente. O projeto manteve as árvores e canteiros existentes e, nalgumas zonas, por uma questão de adaptação ao meio, optou-se por prado de sequeiro em vez de relva, que é também «mais sustentável» quanto ao consumo de água. A pensar nos animais, foram ainda instalados um bebedouro e um dispensador de sacos para dejetos.

Transitoriamente, será a equipa dos Espaços Verdes do Município a assegurar a manutenção da Praceta mas, em breve, essa competência e os respetivos meios serão transferidos para a Junta de Freguesia de Palmela.

Álvaro Balseiro Amaro considera que os moradores da Nova Palmela, que também investiram para ali viver, «mereciam um espaço requalificado», esperando que o resultado «corresponda às expetativas e que o consigamos conservar em boas condições durante muitos anos».

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.