A Galp converteu os pontos de carregamento elĂ©trico disponĂveis na sua rede em Oeiras, Aveiras e Pombal, que passam a permitir o carregamento em modo rĂĄpido de todos os veĂculos elĂ©tricos comercializados em Portugal.
A conversĂŁo destes postos, que permitem segundo a Galp, carregar um veĂculo em cerca de 30 minutos, enquanto um carregamento normal demora entre 6 e 8 horas para uma autonomia de 100 km, foi efetuada numa parceria com a BMW, a Renault e a Volkswagen e contou com o suporte tecnolĂłgico da Efacec.
Com o aumento de vendas de veĂculos elĂ©tricos e hĂbridos plug-in em 2015, triplicando as do ano anterior, gerou um aumento das taxas de utilização da rede MOBI-E e respetivo volume de carregamentos.
Em 2015 registaram-se na rede Galp cerca de 10% das transaçÔes de carga elétrica. A totalidade dos carregamentos efetuados permitiu percorrer um total de 116 mil quilómetros.
A iniciativa conjunta entre a Galp Energia, BMW, Renault e Volkswagen visa criar condiçÔes para uma adoção sustentada da mobilidade elĂ©trica, visando ultrapassar de barreiras como Ă© o caso da autonomia, estando previstas novas iniciativas das empresas envolvidas quer ao nĂvel de lançamentos de novos modelos de veĂculos, quer no alargamento da infraestrutura da rede elĂ©trica, o que resultarĂĄ numa maior poupança e benefĂcios para os clientes.
A Galp promove assim mais uma iniciativa que vai de encontro Ă dinamização de formas de mobilidade mais sustentĂĄveis, um esforço que no caso da mobilidade elĂ©trica remonta a outubro de 2010, quando inaugurou na ĂĄrea de serviço de Oeiras, sentido Cascais-Lisboa, o primeiro posto de abastecimento de combustĂveis da Europa a disponibilizar um ponto de carregamento rĂĄpido para veĂculos elĂ©tricos.
A Galp, como operador energĂ©tico de referĂȘncia, promove ativamente a adoção por parte dos seus clientes de soluçÔes de mobilidade mais sustentĂĄveis, o que, para alĂ©m da aposta nos veĂculos elĂ©tricos, passa tambĂ©m pelo desenvolvimento e oferta de gasolinas e gasĂłleos de qualidade superior, mais eficientes e amigos do ambiente, pelo alargamento da rede de gĂĄs propano de petrĂłleo liquefeito (GPL) e pela introdução do gĂĄs natural veicular (GNV).