A CP â Comboios de Portugal tem vindo a reforçar o compromisso com a inclusĂŁo dos clientes, num esforço contĂnuo para tornar o transporte ferroviĂĄrio numa experiĂȘncia acessĂvel, confortĂĄvel e segura para todos os passageiros.
Segundo a companhia, ao longo dos Ășltimos anos, tem sido implementadas melhorias significativas no material circulante e nos serviços para garantir que os clientes com necessidades especiais tenham viagens, cada vez mais, livres de barreiras.
Neste inĂcio de 2024, entrou em funçÔes o novo Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais da CP, Diogo Martins, de 34 anos. A figura de Conselheiro tem como objetivo assessorar em prĂĄticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadĂŁos. Durante os Ășltimos 19 anos, o cargo foi assumido pelo Tenente-Coronel AntĂłnio Neves, que em muito contribuiu para a inventariação dos obstĂĄculos de acesso e ajudou a definir prioridades na adoção de medidas que tornem a mobilidade um direito adquirido.
Diogo Martins que, desde 2012, participou em vĂĄrios testes de acessibilidade em material circulante da CP, tendo tambĂ©m integrado as reuniĂ”es do Conselho Consultivo para Pessoas com Necessidades Especiais da empresa, Ă© um apaixonado pela ferrovia e Embaixador para a #DiversityInTransport. Atua como especialista em acessibilidade, nomeadamente aos comboios e, ao longo dos anos, tem participado em vĂĄrios projetos, incluindo europeus, com vista a melhorar os serviços e a acessibilidade aos serviços de transporte pĂșblico e a promover a inclusĂŁo de pessoas com deficiĂȘncia. Sofre de Distrofia Muscular CongĂ©nita de Ullrich, uma doença rara e progressiva.
âSer nomeado para Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais Ă© muito importante a nĂvel pessoal, ao reconhecer uma vida de trabalho dedicada a melhorar a acessibilidade aos transportes pĂșblicos, mas tambĂ©m por esta ser a empresa na qual a minha paixĂŁo por comboios nasceu e cresceu. NĂŁo se trata meramente de gostar de comboios, trata-se de entender que o setor dos transportes pĂșblicos, e em especial, o ferroviĂĄrio, serĂĄ essencial para o futuro da humanidadeâ, afirma Diogo Martins, que quer ajudar a tornar os serviços mais âacessĂveis e inclusivosâ. âĂ aqui que acho que este cargo faz toda a diferença, ao mostrar uma visĂŁo de diversidade e inclusĂŁo, nomeando-se pela segunda vez uma pessoa com deficiĂȘnciaâ, aponta.
Os primeiros objetivos, enquanto Conselheiro, passam por identificar oportunidades de melhoria e ouvir e envolver as pessoas, traçando prioridades de curto, mĂ©dio e longo prazo. Diogo Martins diz que tem encontrado na CP âabertura para mudar o que Ă© necessĂĄrioâ e, sobretudo, âvontade de fazerâ e de âfazer bemâ.
Mais rampas nos comboios e vĂĄrias melhorias de acessibilidade
O material circulante da CP tem sido alvo de melhorias de acessibilidade. AtĂ© ao final de janeiro estĂĄ previsto que o total das 34 unidades dos Urbanos do Porto estejam jĂĄ munidas com novas rampas de acesso. No mesmo perĂodo, na Linha de Cascais, a totalidade dos comboios ficarĂĄ equipada com rampas portĂĄteis, eliminando assim as restriçÔes horĂĄrias no serviço SIM – Serviço Integrado de Mobilidade para Clientes com Necessidades Especiais, sempre que este era assegurado pelos trabalhadores CP nas estaçÔes.
Jå até ao final de março, a meta é que 45 automotoras da Série UTE 2240, que circulam na rede eletrificada no serviço regional e também estão afetos ao serviço urbano de Coimbra-Figueira da Foz via Alfarelos e Linha do Sado, estejam equipados com elevador de acesso, o que permitirå embarque e desembarque em qualquer estação.
Para os comboios de dois pisos dos Urbanos de Lisboa foi, também, desenvolvido um novo sistema de fixação da rampa ao comboio, para evitar que as rampas se movam durante o embarque e desembarque, aumentando assim a segurança desta operação.
A CP estå ainda a atualizar, progressivamente, em vårios dos seus comboios, os botÔes de comando do WC e das portas de acesso, tornando-os mais intuitivos e mostrando informação relevante no que toca ao estado (por exemplo, WC livre ou ocupado).
Nas carruagens dos Intercidades, além do sistema sonoro de informação aos passageiros, vai existir, ainda, informação visual no interior e exterior (como destino, paragens, mensagens de alerta, etc).
Os novos comboios que estĂŁo a ser adquiridos pela CP jĂĄ cumprem, integralmente, as normas europeias relativas ao transporte ferroviĂĄrio de passageiros de mobilidade reduzida.
A par destas, e de outras, melhorias implementadas no material circulante, a CP vai lançar, em 2024, um novo site que trarĂĄ melhorias ao nĂvel da acessibilidade, e uma nova app.
Nos Ășltimos anos, a CP tem vindo a reduzir a antecedĂȘncia necessĂĄria para requisição da assistĂȘncia SIM â que passou de 48 para 24 horas, depois para 12, e que, desde o ano passado, Ă© de seis horas. O objetivo Ă© continuar a diminuir este perĂodo.
Em 2024, a CP terĂĄ, tambĂ©m, novas mĂĄquinas de venda automĂĄtica que serĂŁo acessĂveis e de mais fĂĄcil utilização, alĂ©m de que venderĂŁo todos os serviços.
Quem Ă© Diogo Martins?
Nascido e criado em Lisboa, Diogo Martins tem 34 anos e sofre de Distrofia Muscular Congénita de Ullrich. à um apaixonado pela ferrovia e um defensor da acessibilidade para todos.
Entre outros, foi co-fundador e primeiro presidente do Centro de Vida Independente, desenvolvendo o primeiro projeto-piloto de assistĂȘncia pessoal para pessoas com deficiĂȘncia; coordenou um Grupo de Trabalho para a Acessibilidade na Rede de Transportes PĂșblicos de Lisboa; e ajudou a desenvolver uma ferramenta de avaliação de acessibilidade, respetivo modelo de dados e metodologia para o estudo âMapping accessibile transport for persons with reduced mobilityâ, para a ComissĂŁo Europeia. Atualmente, estĂĄ envolvido de forma direta no âAcessible EUâ, tambĂ©m um projeto da ComissĂŁo Europeia que envolve a avaliação de acessibilidade em todos os estados-membros.
Fez vĂĄrias formaçÔes em urbanismo, mobilidade e transportes, a mais recente relacionada com infraestruturas ferroviĂĄrias. Ă formador certificado e faz consultoria em acessibilidade, tendo trabalhado com vĂĄrias empresas de transportes, em Portugal, e em alguns projetos europeus, com vista a melhorar a acessibilidade aos serviços de transporte pĂșblico e a promover a inclusĂŁo de pessoas com deficiĂȘncia. JĂĄ participou em vĂĄrias conferĂȘncias e realizou publicaçÔes sobre estes temas.
Ă Embaixador para a #DiversityInTransport e, agora, Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais da CP.
O que Ă© o Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Especiais da CP?
O Conselho Consultivo das Pessoas com Necessidades Especiais integra vĂĄrias associaçÔes, nomeadamente a ACAPO â Associação dos Cegos e AmblĂopes de Portugal, a ADFA â Associação dos Deficientes das Forças Armadas, a APD â Associação Portuguesa de Deficientes, a APS â Associação Portuguesa de Surdos, a CNOD â Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes e a Fundação LIGA, e o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Infraestruturas de Portugal (IP), Associação Nacional de MunicĂpios Portugueses (ANMP), alĂ©m da CP.
O Conselheiro para o Cliente com Necessidades Especiais assessora em prĂĄticas que defendam e promovam a acessibilidade aos serviços da CP por todos os cidadĂŁos com necessidades especiais, tendo como missĂŁo principal contribuir para consolidar a confiança dos clientes nos serviços prestados pela CP, defendendo e promovendo os direitos, garantias e interesses legĂtimos destes clientes. Deve ainda identificar os obstĂĄculos nos serviços prestados pela CP e ajudar a hierarquizar as intervençÔes de melhoria da mobilidade e acessibilidade, assim como formular recomendaçÔes, junto do Conselho de Administração da CP, com vista Ă correção de prĂĄticas que afetem a qualidade e eficiĂȘncia dos serviços prestados pela empresa nesta matĂ©ria.