Home » Hotelaria & Resorts » Cultura madeirense no Barceló Funchal Oldtown
Cultura madeirense no Barceló Funchal Oldtown

Cultura madeirense no Barceló Funchal Oldtown

O Barceló Funchal Oldtown apresenta a sua colaboração com a BÉHEN, a marca de moda portuguesa de Joana Duarte que desenha e cria roupa e acessórios, de forma ética e sustentável. Esta colaboração partilha de uma filosofia: proteger e conservar o artesanato português, especialmente a arte do bordado, uma das indústrias mais típicas e antigas da Madeira.

Seguindo esta premissa, a parceria entre o hotel Barceló Funchal Oltown e a Behén materializa-se numa coleção cápsula exclusiva e consciente de shopping bags, fabricadas com tecidos antigos provenientes de roupa de cama, neste caso, colchas antigas que foram encontradas em mercados de todo o país.

A coleção limitada das shopping bags do Barceló Funchal Oldtown e Behén já está disponível numa loja pop up que o hotel tem à disposição dos seus hóspedes e clientes. Uma coleção sustentável e ética através da qual o Barceló Funchal Oldtown homenageia a antiga fábrica de bordados que hoje faz parte do projeto de reabilitação do edifício do hotel.

O souvenir mais antigo e mais recente

Toalhas de mesa, lenços, lençóis, entre outros produtos bordados de forma artesanal são alguns dos souvenirs mais característicos da Madeira, uma vez que esta é considerada uma das principais indústrias de bordados em Portugal.

A coleção desenhada por Joana Duarte com a sua marca Behén para o Barceló Funchal Oldtown foi a oportunidade perfeita para dar destaque ao artesanato português, especialmente a arte do bordado, tão típica da Madeira, utilizando a moda como veículo para a divulgação e preservação da tradição junto das gerações mais jovens.

Um dos motivos que levou o Barceló Funchal Oldtown a investir nesta colaboração foi o seu forte compromisso em manter vivo o património cultural da ilha, resultando nesta parceria com a designer portuguesa e com a sua marca Behén, para a criação de uma coleção exclusiva de sacos que combina a tradição, o artesanato local, a reciclagem e a sustentabilidade.

“O meu objetivo é promover e preservar o património e o saber-fazer dos bordados portugueses, e esta colaboração com o Barceló Funchal Oldtown permitiu-me criar uma coleção exclusiva e única de malas com materiais que já existiam e que precisavam de uma segunda vida. Criei designs únicos reutilizando, neste caso, colchas antigas. Enquanto designer, quero fazer moda de forma sustentável e ética, e graças a esta parceria posso continuar a trabalhar dessa maneira”, refere a designer Joana Duarte.

Uma parceria na vanguarda do “reuse”

Foi durante um estágio numa empresa de moda de comércio justo em Jaipur (Índia), que Joana Duarte se apaixonou pelos têxteis antigos e começou a projetar na sua cabeça a ideia de criar uma marca de moda assente no consumo consciente. Com base no que tinha aprendido sobre sustentabilidade durante o mestrado em Design de Moda na Universidade de Kingston, em Londres, a designer lançou a Behén, um projeto que combina objetos e tecidos reciclados, inspirado no termo hindi bahin, que significa “irmã”.

A essência do projeto criativo Behén de Joana Duarte assenta na transformação de roupa de cama e de mesa, cortinados e outros têxteis antigos dando-lhes uma nova vida. Desta forma, todas as peças concebidas por Joana para o Barceló Funchal Oldtown, além de serem únicas, foram criadas eticamente a partir de processos artesanais que as tornam especiais e autênticas.

Os designs originais da Behén unem a importância da reciclagem ao design artesanal, criando uma coleção responsável e consciente que se liga a 100% com o Barceló Funchal Oldtown e com a sua filosofia: a importância do handmade, da reciclagem e da procura pela sustentabilidade.

Resumindo, esta coleção, assim como o hotel Barceló Funchal Oldtown, foi concebida por e pela ilha. Com a missão de conservar o bordado à mão da Madeira, reconhecido mundialmente como um dos melhores no seu género.

Barceló Funchal Oldtown, a cultura madeirense em cada canto

Com uma localização privilegiada no centro histórico da cidade, o hotel Barceló Funchal Oldtown destaca-se pelas vistas panorâmicas sobre o Atlântico e pelo seu projeto ambicioso de reabilitação que permitiu recuperar parte da história da cidade.

Seis edifícios do século XVII integram a infraestrutura do Barceló Funchal Oldtown, mantendo as suas fachadas originais e os seus antigos pavimentos interiores. Um destes edifícios foi a sede da fábrica Oliveira Bordados Madeirenses, enquanto outro pertenceu à família Blandy’s, a pioneira do comércio de vinho da Madeira e, atualmente, uma das maiores produtoras mundiais do mesmo.

Os quartos renovados e os restaurantes do Barceló Funchal Oldtown contam com referências aos bordados e à cestaria em vime da ilha na sua decoração, além de integrarem outros materiais típicos da região em diversos espaços, conferindo um carácter mais autêntico e local a um hotel feito por e para a Madeira.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.