Home » Municipios » Palmela no top da recolha de biorresíduos

Palmela no top da recolha de biorresíduos

Palmela está entre os 15 municípios do grupo EGF (composto por 174 municípios, onde a Amarsul está integrada) que recolhem uma maior quantidade de biorresíduos e em 4.º lugar no universo dos seis municípios que integram a Amarsul.

A Câmara Municipal iniciou a recolha de biorresíduos em habitações unifamiliares em novembro de 2022 e, em março de 2023, alargou-a a restaurantes e cantinas escolares. O projeto resultou de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos

Desde a implementação da recolha porta a porta, o número de aderentes tem vindo sempre a aumentar. Só com a determinação do Município e a colaboração das/os munícipes das áreas abrangidas foi possível atingir estes resultados, que são um incentivo à continuação do investimento nesta área e ao alargamento a outras zonas do concelho. Até 2030, prevê-se alargar a recolha de biorresíduos a todas as áreas com potencial.

Neste momento, a recolha coletiva de biorresíduos também já está a ser implementada, no âmbito da candidatura aprovada pelo Fundo Ambiental – “RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos”, permitindo o alargamento do projeto às zonas de habitação coletiva adjacentes às áreas onde a Autarquia já efetua a recolha porta a porta em moradias.

A recolha seletiva de biorresíduos está em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e 13 – Ação Climática.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.