A Câmara Municipal do Seixal vai avançar, no próximo dia 4 de julho, com mais uma fase do processo de realojamento dos moradores do bairro de Vale de Chícharos, a qual irá abranger mais 25 famílias, que correspondem a 69 pessoas.
Posteriormente, a autarquia pretende proceder à demolição das construções onde viviam as famílias realojadas e à limpeza integral do terreno. Até dezembro deste ano, prevê-se o realojamento das restantes 39 famílias.
Desde que se iniciou o procedimento em Vale de Chícharos, já foram realojadas 496 pessoas/170 famílias, a que se juntam agora mais estas 69 pessoas/25 famílias
A Câmara Municipal do Seixal procedeu, em novembro de 2017, ao levantamento exaustivo de todas as pessoas que viviam em Vale de Chícharos. Na altura, foi feito o recenseamento de 234 famílias, cerca de 750 pessoas, que ficaram devidamente assinaladas e com direito a serem incluídas no processo de realojamento.
A autarquia continua a trabalhar, em conjunto com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Secretaria de Estado da Habitação, no realojamento, o mais rápido possível, das famílias que ainda ficam a residir em Vale de Chícharos, o que deverá acontecer até ao final do ano.
O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, explica que «a execução e desenvolvimento deste processo mantém o modelo preconizado em que as famílias são inseridas na malha urbana, de forma dispersa. E a excelente integração das famílias já realojadas na comunidade seixalense revela que a adoção deste modelo de realojamento tem sido um sucesso. Contamos ainda este ano realojar a totalidade das famílias aqui residentes».
O financiamento do realojamento resulta de verbas provenientes de uma candidatura da Câmara Municipal do Seixal ao Plano de Recuperação e Resiliência.