Home » Hotelaria & Resorts » Cultura madeirense no Barcel√≥ Funchal Oldtown
Cultura madeirense no Barceló Funchal Oldtown

Cultura madeirense no Barceló Funchal Oldtown

O Barcel√≥ Funchal Oldtown apresenta a sua colabora√ß√£o com a B√ČHEN, a marca de moda portuguesa de Joana Duarte que desenha e cria roupa e acess√≥rios, de forma √©tica e sustent√°vel. Esta colabora√ß√£o partilha de uma filosofia: proteger e conservar o artesanato portugu√™s, especialmente a arte do bordado, uma das ind√ļstrias mais t√≠picas e antigas da Madeira.

Seguindo esta premissa, a parceria entre o hotel Barceló Funchal Oltown e a Behén materializa-se numa coleção cápsula exclusiva e consciente de shopping bags, fabricadas com tecidos antigos provenientes de roupa de cama, neste caso, colchas antigas que foram encontradas em mercados de todo o país.

A coleção limitada das shopping bags do Barceló Funchal Oldtown e Behén já está disponível numa loja pop up que o hotel tem à disposição dos seus hóspedes e clientes. Uma coleção sustentável e ética através da qual o Barceló Funchal Oldtown homenageia a antiga fábrica de bordados que hoje faz parte do projeto de reabilitação do edifício do hotel.

O souvenir mais antigo e mais recente

Toalhas de mesa, len√ßos, len√ß√≥is, entre outros produtos bordados de forma artesanal s√£o alguns dos souvenirs mais caracter√≠sticos da Madeira, uma vez que esta √© considerada uma das principais ind√ļstrias de bordados em Portugal.

A cole√ß√£o desenhada por Joana Duarte com a sua marca Beh√©n para o Barcel√≥ Funchal Oldtown foi a oportunidade perfeita para dar destaque ao artesanato portugu√™s, especialmente a arte do bordado, t√£o t√≠pica da Madeira, utilizando a moda como ve√≠culo para a divulga√ß√£o e preserva√ß√£o da tradi√ß√£o junto das gera√ß√Ķes mais jovens.

Um dos motivos que levou o Barceló Funchal Oldtown a investir nesta colaboração foi o seu forte compromisso em manter vivo o património cultural da ilha, resultando nesta parceria com a designer portuguesa e com a sua marca Behén, para a criação de uma coleção exclusiva de sacos que combina a tradição, o artesanato local, a reciclagem e a sustentabilidade.

‚ÄúO meu objetivo √© promover e preservar o patrim√≥nio e o saber-fazer dos bordados portugueses, e esta colabora√ß√£o com o Barcel√≥ Funchal Oldtown permitiu-me criar uma cole√ß√£o exclusiva e √ļnica de malas com materiais que j√° existiam e que precisavam de uma segunda vida. Criei designs √ļnicos reutilizando, neste caso, colchas antigas. Enquanto designer, quero fazer moda de forma sustent√°vel e √©tica, e gra√ßas a esta parceria posso continuar a trabalhar dessa maneira‚ÄĚ, refere a designer Joana Duarte.

Uma parceria na vanguarda do ‚Äúreuse‚ÄĚ

Foi durante um est√°gio numa empresa de moda de com√©rcio justo em Jaipur (√ćndia), que Joana Duarte se apaixonou pelos t√™xteis antigos e come√ßou a projetar na sua cabe√ßa a ideia de criar uma marca de moda assente no consumo consciente. Com base no que tinha aprendido sobre sustentabilidade durante o mestrado em Design de Moda na Universidade de Kingston, em Londres, a designer lan√ßou a Beh√©n, um projeto que combina objetos e tecidos reciclados, inspirado no termo hindi bahin, que significa ‚Äúirm√£‚ÄĚ.

A ess√™ncia do projeto criativo Beh√©n de Joana Duarte assenta na transforma√ß√£o de roupa de cama e de mesa, cortinados e outros t√™xteis antigos dando-lhes uma nova vida. Desta forma, todas as pe√ßas concebidas por Joana para o Barcel√≥ Funchal Oldtown, al√©m de serem √ļnicas, foram criadas eticamente a partir de processos artesanais que as tornam especiais e aut√™nticas.

Os designs originais da Beh√©n unem a import√Ęncia da reciclagem ao design artesanal, criando uma cole√ß√£o respons√°vel e consciente que se liga a 100% com o Barcel√≥ Funchal Oldtown e com a sua filosofia: a import√Ęncia do handmade, da reciclagem e da procura pela sustentabilidade.

Resumindo, esta coleção, assim como o hotel Barceló Funchal Oldtown, foi concebida por e pela ilha. Com a missão de conservar o bordado à mão da Madeira, reconhecido mundialmente como um dos melhores no seu género.

Barceló Funchal Oldtown, a cultura madeirense em cada canto

Com uma localiza√ß√£o privilegiada no centro hist√≥rico da cidade, o hotel Barcel√≥ Funchal Oldtown destaca-se pelas vistas panor√Ęmicas sobre o Atl√Ęntico e pelo seu projeto ambicioso de reabilita√ß√£o que permitiu recuperar parte da hist√≥ria da cidade.

Seis edifícios do século XVII integram a infraestrutura do Barceló Funchal Oldtown, mantendo as suas fachadas originais e os seus antigos pavimentos interiores. Um destes edifícios foi a sede da fábrica Oliveira Bordados Madeirenses, enquanto outro pertenceu à família Blandy’s, a pioneira do comércio de vinho da Madeira e, atualmente, uma das maiores produtoras mundiais do mesmo.

Os quartos renovados e os restaurantes do Barceló Funchal Oldtown contam com referências aos bordados e à cestaria em vime da ilha na sua decoração, além de integrarem outros materiais típicos da região em diversos espaços, conferindo um carácter mais autêntico e local a um hotel feito por e para a Madeira.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.