Home » Cultura » Dança » Dança: Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas

Dança: Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas

A bailarina e coreógrafa Ana Isabel Castro é a vencedora da segunda edição do Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas – Dança. A cerimónia de revelação e entrega do prémio teve lugar esta sexta-feira, 15 de dezembro, às 18h00, no Coliseu Porto Ageas.

Natural da Póvoa de Varzim, Ana Isabel Castro (n. 1994) é licenciada pela Escola Superior de Dança em Lisboa e frequentou o FAICC – Formação Avançada em Interpretação e Criação Coreográfica da Companhia Instável. Como bolseira ERASMUS no MUK, em Viena, trabalhou com Esther Balfe, Saju Hari e Georg Blaschke.

Colaborou como intérprete com Compagnie 7273, Circolando, Companhia instável, Kale Companhia de Dança, Jonathan Uliel Saldanha, Joclécio Azevedo e Diogo Oliveira. No DDD 2019, apresentou a sua primeira criação, Marengo e, em 2021, ICEBERG. Foi um dos JAA! — Jovens Artistas Associados do Teatro Municipal do Porto nas temporadas de 2019/2020 e 2020/2021. Pechisbeque é a sua mais recente criação.

Destinado a jovens talentos das artes circenses ou da dança, o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas foi lançado em 2021, a propósito das comemorações dos 80 anos deste histórico teatro, em parceria com o Grupo Ageas Portugal. De periodicidade anual, e com o valor de 5.000€, tem como missão promover talentos em duas áreas artísticas com forte impacto no panorama nacional – circo e dança – mas que nem sempre têm o reconhecimento público que merecem. Abrange intérpretes, coreógrafos, cenógrafos, produtores, programadores, entre outros profissionais ligados a esta área, até 30 anos de idade.

O júri da categoria Dança foi constituído por seis nomes relevantes nesta área artística: Ana Borralho, João Galante, Max Oliveira, Miguel Ramalho, Olga Roriz e Susana Otero.

”É com muita felicidade que recebo este primeiro prémio, que acredito ser um incentivo e reconhecimento aos jovens criadores portugueses”, afirma Ana Isabel Castro. “Penso que fará com que o meu trabalho chegue a mais pessoas e acima de tudo reforça a vontade de continuar. ”

Depois de em 2022 o Prémio Jovens Artistas Coliseu Porto Ageas ter sido dedicado às artes circenses, e de, em 2023, ter sido atribuído a uma artista da área da Dança, em 2024 será novamente a vez de distinguir um jovem talento circense.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.