Home » Saúde » Forecast Healthcare 2024: Personalizada e descentralizada
Forecast Healthcare 2024: Personalizada e descentralizada

Forecast Healthcare 2024: Personalizada e descentralizada

A saúde está a tornar-se mais personalizada, descentralizada e a encontrar formas de se otimizar. Esta é a conclusão do novo Forecast Healthcare 2024, elaborado pela LLYC, que apresenta os principais desafios do setor para o próximo ano.

As longas listas de espera criadas pela pandemia e os problemas orçamentais vieram juntar-se a outros fatores que eram já evidentes, como o envelhecimento da população, o crescimento das desigualdades económicas ou o peso de algumas doenças não transmissíveis.

Com os serviços de saúde sob enorme pressão, as Administrações, a indústria médica, os profissionais e os doentes terão de encontrar formas imaginativas de corrigir a situação e alcançar a sustentabilidade.

Entre as principais temáticas para o próximo ano, o documento destaca a maior sensibilização dos cidadãos para os autocuidados e a melhoria dos hábitos de vida. Salienta também o papel dos cuidadores na melhoria da saúde dos doentes e no aumento da transparência e da inclusão na investigação clínica. O setor fará avançar o foco em One Health (saúde humana, animal e ambiental) e as regras ESG. Ao longo de 2024, continuará o processo de desestigmatização das doenças mentais, crescerão as soluções para as pessoas com poucas opções de tratamento e a tecnologia continuará a desempenhar um papel fundamental. O Big Data e a inteligência artificial irão acelerar o desenvolvimento de medicamentos e vacinas. A inovação e a tecnologia convergirão para melhorar os cuidados de saúde.

“O ano de 2024 anuncia-se com imensos desafios para o setor da saúde, mas também com motivos para otimismo. Existe uma grande preocupação com a sustentabilidade dos serviços de saúde. Como pode ser atenuada? Parece inevitável que todos os agentes, públicos e privados, trabalhem em conjunto para melhorar a situação. Neste momento, a investigação e a tecnologia estão a desempenhar um papel fundamental. O seu impacto está a ser muito importante para fazer progressos em tratamentos ou medicamentos que facilitem a vida do doente”, assegura Gina Rosell, Sócia e Diretora Sénior da Health Europa na LLYC.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.