Home » Saúde » Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar
Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar

Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar

O “Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar”, é apresentado hoje (17/11h30) na Fundação Oriente em Lisboa, durante a 15.ª edição do Fórum do Medicamento, realização que conta com a maior taxa de participação de instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Este estudo contou com o apoio científico da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), sob a coordenação de Sofia de Oliveira Martins, docente na FFUL, e apoio da Ordem dos Farmacêuticos e Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares.

O estudo vai avaliar questões como o nível de acesso ao medicamento hospitalar e análise dos modelos de gestão, mecanismos de criação de evidência e de medição de resultados, e identificação dos problemas associados à equidade de acesso, gestão e dispensa do medicamento nas instituições hospitalares do SNS.

O painel de debate dos resultados irá reunir Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Lima Alves, do INFARMED, Helder Mota Filipe, Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Luís Miguel Gouveia, do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, e Rosário Trindade, da AstraZeneca Portugal.

O “Índex Nacional do Acesso ao Medicamento Hospitalar” é um estudo bienal, que teve início em 2019, tendo contado na edição deste ano com a maior taxa de participação de instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal Continental, 75%.

O Fórum do Medicamento é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, com o apoio da AstraZeneca. A edição de 2023 acontecerá em formato híbrido. Para participar presencialmente deverá ser feita a inscrição na página do evento; a participação à distância poderá ser feita através do canal de YouTube da APAH.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.