Home » Municipios » Lagoa registou a maior redução de consumos de água
Lagoa registou a maior redução de consumos de água

Lagoa registou a maior redução de consumos de água

Lagoa é o Município do Algarve com maior redução de consumos de água no setor urbano, nos primeiros dez meses do ano de 2023, face ao registado no período homólogo do ano anterior, segundo os dados apresentados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A APA organizou, no passado dia 22 de novembro em Albufeira, o Workshop Ciclo de AcD “Aliança pela Água”, onde foram apresentados, os consumos de água no setor urbano, de cada município do Algarve. Nos dados apresentados foi possível confirmar que Lagoa foi o município com maior redução de consumo de água, no período compreendido entre janeiro – outubro de 2023, tendo reduzido esse consumo em 265 496 m³, o que corresponde a cerca de 4,52% a menos, comparativamente ao período homólogo do ano anterior.

Durante o Workshop, o Município foi convidado a apresentar as boas práticas de eficiência hídrica implementadas no concelho, que levaram à redução do consumo de água, nos primeiros 10 meses do ano de 2023. As grandes medidas adotadas pelo Município de Lagoa concentram-se em áreas como a rega dos espaços verdes municipais, na manutenção dos edifícios municipais e fontes decorativas, limpeza urbana, parque de máquinas e cedência de viaturas, mercados municipais, nas praias, no setor das águas e saneamento e em campanhas de sensibilização realizadas junto da população.

Apesar dos resultados obtidos, o Município de Lagoa irá continuar a trabalhar para melhorar o sistema público de abastecimento de água e, em simultâneo, sensibilizar a população sobre a adoção de comportamentos que visem um consumo sustentável de água, atendendo à atual situação de seca que a região atravessa. Lagoa acredita que mudar pequenos gestos, do dia-a-dia, da população tem um impacto importante na poupança da água e na conta a pagar, ao final de cada mês.

Nos últimos anos, têm sido efetuados investimentos na rede de abastecimento de água, no sentido de continuar a aumentar o nível de eficiência do sistema. Conscientes de que este é um trabalho árduo e que tem contado sempre com o apoio e compreensão de todos, atendendo a que as intervenções acarretam sempre alguns inconvenientes, reforçamos que a participação de todos é uma mais-valia.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.