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Transportes rodoviários em risco de incumprimento

Transportes rodoviários em risco de incumprimento

Dados do Insight View divulgados pela Iberinform, concluem que 44% dos transportes rodoviários de mercadorias, em risco de incumprimento, aproximadamente 32% destas empresas foram constituídas nos últimos cinco anos.

As empresas de transportes rodoviários de mercadorias têm apresentado um aumento considerável da faturação nos últimos anos, com um aumento de 13% em 2022. Contudo, o risco de incumprimento da atividade apresenta valores elevados, isto é, 44% das empresas apresentam risco elevado de não-pagamento.

A análise do Insight View revela que as empresas de transporte rodoviário de mercadorias estão predominantemente concentradas nos grandes centros urbanos, com maior expressão em Lisboa (23%), Porto (16%), Leiria (9%), Santarém (6%) e Setúbal (6%). No entanto, existe uma enorme dispersão em todo o território nacional, com 40% das empresas localizadas fora dos principais centros urbanos.

Este setor demonstra uma dinâmica empresarial com algumas variações, visto que 25% das empresas foram constituídas há menos de cinco anos. Dentro deste conjunto, 8% foram criadas no último ano. Destaca-se ainda que 31% das empresas foram estabelecidas entre 16 e 25 anos atrás, enquanto 18% têm mais de 25 anos de existência.

O setor de transporte rodoviário de mercadorias é na sua quase totalidade composto por micro (79%) e pequenas empresas (19%), contabilizado cerca de 98% do total de empresas do setor. Em termos de volume de negócios, as empresas de média e grande dimensão representam 52% do total, apesar da sua pequena representatividade.

Ao analisarmos a gestão de tesouraria, verificamos um aumento nos prazos médios de pagamento a fornecedores, passando de 73 para 76 dias em 2022. Da mesma forma, os prazos médios de recebimento de clientes também aumentaram de 89 para 90 dias. Estes números indicam uma sincronia nos comportamentos desses prazos e evidenciam um aumento na exposição ao risco tanto por parte dos fornecedores como das empresas em relação aos seus clientes.

Iberinform

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