Home » Sociedade » Escolas e universidade » Pint stop do Festival Pint Of Science na Nova SBE
Pint stop do Festival Pint Of Science na Nova SBE

Pint stop do Festival Pint Of Science na Nova SBE

O Campus de Carcavelos da Nova SBE acolhe pela primeira vez, uma sessão extra do Festival Pint of Science. No próximo dia 7 de maio, entre as 18h00 e as 20h00, durante o warm up do maior festival de comunicação de ciência do Mundo vão ser discutidas, com os investigadores da Nova SBE Pedro Freitas e Susana Peralta, temáticas tão importantes para a nossa sociedade como a Educação e a Imigração.

Organizado anualmente desde 2018 em Portugal, o Pint Of Science é o maior festival do mundo dedicado à comunicação de ciência no qual Investigadores são convidados a partilhar os seus projetos científicos num ambiente descontraído e informal com um público não especializado.

Em 2024 o Pint of Science decorre – ao mesmo tempo em mais de 500 cidades do mundo (12 portuguesas) – entre os dias 13 e 15 de maio. Este ano, com o apoio da NOVA SBE, a organização reservou uma sessão extra ao programa nacional e, pela primeira vez em Portugal, o warm up do evento realiza-se no campus de Carcavelos da Nova SBE.

Susana Peralta, professora associada na Nova School of Business and Economics, falará sobre o “Impacto dos ‘retornados’ nos resultados eleitorais”, investigação conjunta com João Pereira dos Santos e Miguel Fonseca. Os investigadores estudaram o impacto eleitoral da imigração de retorno durante um período de transição democrática após a Revolução dos Cravos de 1974 em Portugal. Analisaram o episódio do retorno inesperado e massivo de quase meio milhão de portugueses residentes em África, nas ex-colónias portuguesas, devido ao surgimento de guerras civis nessas regiões.

Pedro Freitas, doutorado em economia e membro do Centro de Economia Educação da Nova SBE, tem conversa marcada sobre “Que políticas para uma escola e educação menos desigual?” Nesta conversa, será abordada a forma como as condições socio-económicas podem resultar em resultados escolares díspares e, por sua vez, emprego e salário desiguais. Apesar de, em Portugal, nas últimas décadas, se ter massificado o acesso à escola e melhorado o aproveitamento escolar, é clara a diferença de resultados entre os alunos mais ricos e os mais pobres. Como resolver este problema?

A participação na sessão especial na Nova SBE é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.